A par das celebrações do seu 50.º aniversário, a multinacional PepsiCo lançou a iniciativa “50 for 50 Community Give Back” e doou 14 200 euros a instituições sociais portuguesas.
O donativo foi dividido por duas instituições, a Operação Nariz Vermelho recebeu 9 200 euros e a IPSS Projeto Família Global 5 mil euros.
O dinheiro foi angariado através da organização de diversas campanhas solidárias que contaram com a participação dos trabalhadores da multinacional (55 mil), que também contribuíram com os seus próprios donativos ou com a participação em ações de voluntariado.
Também coube aos funcionários da empresa escolher as diversas instituições beneficiárias. Em Portugal, foram selecionadas a Operação Nariz Vermelho e o Projeto Família Global.
A ajuda da Fundação PepsiCo à Operação Nariz Vermelho contribuirá o financiamento das visitas dos Doutores Palhaço que levam alegria às alas pediátricas de vários hospitais portugueses. Os artistas que trabalham com a instituição têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada situação.
No caso do Projeto Família Global, uma IPSS de Carnaxide, o donativo irá ajudar a garantir às famílias aderentes ao projeto apoio médico e social, como o acesso a creche, ATL e apoio domiciliário a idosos.
A nível global, a Fundação PepsiCo entregou donativos no valor de 5 milhões de dólares a organizações sem fins lucrativos de 46 países diferentes.