O método tradicional de fazer o peditório mantém-se: voluntários, equipados com um colete da instituição, vão sair à rua com um cofre pendurado ao pescoço. Mas, este ano, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) também aceita donativos através de QRCode. Basta fazer download da aplicação SEQR para conseguir doar de forma simples e segura.
Apesar da aposta na tecnologia, os cerca de 30 mil voluntários da associação que vão participar no peditório são fundamentais para angariar fundos que permitam à LPCC continuar a sua missão de apoio a pacientes, familiares e amigos de pessoas com cancro, assim como à investigação na área da oncologia.
Centros comerciais, igrejas, supermercados, ruas e avenidas serão alguns dos locais onde estarão presentes os voluntários, distribuídos por todo o país.
A fadista Mariza, o ator Paulo Pires, o ex-futebolista Pauleta e a atleta Telma Monteiro são algumas das figuras públicas que apoiam a iniciativa.
A campanha, com o lema Contra o Cancro Todos Contam, decorre até segunda-feira, dia 2 de novembro.
Ao longo do dia de hoje, vários motoristas de transportes públicos solidarizam-se com a campanha vestindo uma t-shirt cor de rosa, alertando para o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama.
A LPCC estima que os motoristas tenham contacto com mais de 1 milhão de pessoas diariamente, daí que sejam os mensageiros ideais para alertarem a população realtivamente à importância dos rastreios e da deteção precoce da doença.
Em Lisboa, aderiram motoristas da Carris, Metro e Transtejo, no Porto da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), em Coimbra, os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra e a TRANSDEV, na Madeira a Horários do Funchal e nos Açores a Empresa de Viação Terceirence, Lda Angra do Heroísmo.