Um lobo, um urso polar, uma serpente e um porco são os animais que deram origem à nova coleção de peluches lançada pela marca de mobiliário sueca Ikea. Os bonecos que estão prontos para ajudarem mais crianças do mundo a terem acesso a escolas com boas condições e a professores bem preparados.
A campanha Peluches para a Educação prolonga-se até 27 de dezembro. O preço dos bonecos varia entre €0,99 e €19,99. Do valor de cada um, um euro será doado às instituições UNICEF e Save the Children, que desenvolvem projetos de educação para crianças de todo o mundo.
Também está à venda um livro infantil que tem como protagonistas os peluches e, por cada livro vendido, também será doado um euro à causa da educação.
Desde a criação da campanha, há doze anos, já foram doados cerca de 60 milhões de euros, que chegaram a 11 milhões de crianças espalhadas por 46 países.
A Unicef usou o donativo do ano passado para financiar as iniciativas Escolas para África (presente em oito países africanos) e Escolas para a Ásia (focada na China). Enquanto a Save The Children prestou apoio educativo a crianças com dificuldades de aprendizagem de minorias étnicas na Ásia e na Europa.
Na última campanha, a IKEA Portugal contribuiu com a maior doação de sempre: 152 mil euros. Nas lojas nacionais os clientes também aderiram à iniciativa ‘Doe 1 Peluche, Ofereça Mais 1 Sorriso’ e doaram mais de três mil peluches às crianças apoiadas pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC).
A Fundação IKEA foi criada para pôr em prática os projetos de responsabilidade social da marca de mobiliário sueco. Atua em quatro áreas fundamentais da vida de uma criança: um lugar a que possam chamar casa, um início de vida saudável, educação de qualidade e rendimento familiar sustentável. Duas das suas maiores parceiras são as organizações UNICEF e a Save the Children, das quais é o principal doador empresarial.