Preocupada com a questão do desemprego em Portugal, uma das principais causas de empobrecimento da população nos últimos seis anos, a Cáritas lançou este projeto para apoiar “a autonomização financeira de pessoas que, em situação de desemprego ou de vulnerabilidade, pretendessem criar o seu próprio negócio”.
Este apoio traduziu-se no aconselhamento e acompanhamento técnico das propostas apresentadas para a criação de novas empresas, mas também para ajudar pequenos negócios a ultrapassar situações económicas difíceis.
Ao longo dos 18 meses do projeto “Cria©tividade: O Franchising Social potenciado pelo Marketing Social” foram recebidas mais de um milhar de contactos/candidaturas.
Para o presidente da Cáritas Portuguesa, a iniciativa “excedeu as expectativas que estavam consignadas” ao criar mais empresas e empregos dos que estavam previstos.
Estava prevista a formação de 10 negócios e foram criados 24, sustentou Eugénio Fonseca, comentando o número de empregos previstos (18) também foi largamente superado, atingindo os 48.
Entre os vários negócios em criação está uma empresa de venda de pastéis de nata de figo da índia em Idanha-a-Nova, uma loja de produtos ‘gourmet’ em Portimão, uma empresa de serviços de limpeza e reparações em Lisboa e uma empresa de consultadoria em previsões meteorológicas para apoio à agricultura e às pescas em Serpa.