De acordo com o relatório de atividades de 2014, a que a Lusa teve acesso, 3.139 pessoas contactaram telefonicamente o provedor de Justiça através da Linha do Cidadão Idoso, tendo esta linha, nos últimos anos, recebido, em média, mais de 2.800 chamadas por ano.
Na maior parte dos casos (387), os contactos serviram para colocar questões relacionadas com a área da saúde, nomeadamente por causa da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), taxas moderadoras, transporte de doentes ou ajudas técnicas.
Houve também 209 casos em que o contacto teve que ver com maus tratos, 196 com questões relativas às estruturas residenciais para idosos/acolhimento familiar, 187 contactos por causa da ação social ou 174 com questões sobre pensões.
Por outro lado, houve 138 casos relativos a negligência de cuidados, 135 por causa de abuso moral e financeiro, mas também 106 relativos a conflitos familiares e 58 sobre abandono.
A Linha do Idoso está disponível nos dias úteis, das 9h30 às 17h30, através do número
800 20 35 31.