O Programa Bem-Estar Habitacional para Pessoas Carenciadas, lançado pela autarquia de Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real, vai recuperar 29 casas degradas do concelho, até ao final do ano.
“O objetivo do programa é criar condições de habitabilidade para as famílias carenciadas que não têm possibilidades financeiras para o fazer”, explicou o presidente da autarquia de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado.
As obras já estão em curso em onze habitações que precisam de intervenções ao nível do telhado. Nesta primeira fase, a autarquia vai investir 25 mil euros.
Ainda durante este mês, irá decorrer a assinatura das escrituras dos lotes de terreno que a Câmara colocou à venda por um euro o metro quadrado, com o intuito de fixar empresas na região e criar postos de trabalho. Para os 20 lotes de terreno disponíveis, foram recebidas 39 propostas de ocupação.
Caso as empresas beneficiadas pelo programa venham a querer vender os terrenos, a autarquia terá de se pronunciar, uma medida que pretende evitar a especulação imobiliária, tendo em conta o baixo valor pelo qual os terrenos foram cedidos.