A Organização Não Governamental Oikos – Cooperação e Desemvolvimento tem como objetivo erradicar a pobreza e promover uma vida digna a todos os seres humanos.
O objetivo é grandioso, mas só se chega lá com pequenos passos, como o da última campanha publicitária lançada pelo Oikos: Dê presentes que se vejam. E que se comam!
Esta campanha pretende aproximar produtores, distribuidores, comerciantes e consumidores de produtos hortícolas e sensibilizá-los para o facto de muitos destes items serem desperdiçados diariamente, em Portugal.
“Todos os dias há milhares de toneladasde produtos alimentares que são deixados a apodrecer no campo por falta de mercado oud eitados ao lixo por ficarem fora de prazo. Ao mesmo tempo, o fenómeno da fome e má nutrição alastra em Portugal”, lê-se no comunicado da ONG sobre a campanha que foi feita, pro bono, pela agência WOP – The Communication Box.
Além desta sensibilização, a Oikos lança-se no desafio de criar uma plataforma digital que permita, em Portugal, a ligação em tempo real e útil, entre os pequenos produtores agrícolas e os comerciantes e os consumidores, de modo a que todos saibam que produtos existem, onde estão e como podem ser adquiridos.
Além de dar a possibilidade, ao pequeno comércio, de escoar os seus produtos sem competir com as grandes superfícies, esta plataforma permite, também, localizar o excedente e encaminhá-lo para as instituições mais próximas (em vez do lixo).
A Oikos chamou a todo este processo “matching”.