O InPakt é uma rede social que une empresas socialmente responsáveis, voluntários e doadores às mais diversas instituições e organizações de solidariedade social. Quatro anos após a sua criação e com apoios da União Europeia, o Inpakt pretende, agora, aumentar a sua eficiência para com o voluntariado, através de uma remodelação no site.
Para fazer parte desta rede basta fazer um pré-registo no site. No entanto, as restantes funções da página estão, neste momento, inativas- Bernardo Macedo, fundador e CEO do Inpakt, explica à Visão que optou por fazer um “standby” ao projecto enquanto procurava fundos de financiamento, isto devido à grande dimensão que a logística de programação e servidores da plataforma estavam a atingir.
Bernardo conseguiu fundos de investimento da União Europeia no valor de meio milhão de euros, o que está a permitir uma remodelação “radical” no site. Com uma equipa de dez pessoas a trabalhar para o Inpakt, o relançamento da plataforma está previsto para os primeiros meses de 2014.
Já a área de donativos será aberta na próxima segunda-feira, dia 23, “como forma de darmos um presente de Natal a todos os envolvidos neste tipo de causas” diz à Visão um dos responsáveis pela empresa.
No Inpakt será possível procurar através de georreferência quais as acções de voluntariado nas áreas mais próximas e indicar as datas e horários de disponibilidade. Automaticamente, as instituições irão receber um alerta do Inpakt, para contactarem os voluntários disponíveis. Os utilizadores da rede poderão, ainda, criar perfis e adicionar outros amigos voluntários.
A nível nacional a Terra dos Sonhos, a Abraço, a Sapana e a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 são apenas algumas das muitas instituições que podemos encontrar inscritas no Inpakt.
Traduzida para sete línguas da união europeia e com um blogue bilingue, esta rede pretende ter um impacto não só a nível nacional, mas também internacional. Para um impacto ainda maior podemos, também, encontrar o Inpakt nas mais conhecidas redes sociais – Facebook, Linkedin e Flipboard.
Bernardo Macedo, salienta que dos 62 mil registos no site, grande parte é dos vários países da União Europeia e cerca de 300 são organizações sem fins lucrativos.
Considerando-se um autodidacta “empreendedor social”, Bernardo envolve-se neste projeto não só a nível profissional, mas também com muita paixão. O trunfo do sucesso deste projeto é, segundo Bernardo, a capacidade que ele tem de compreender os problemas por que cada instituição passa, quais as suas necessidades e, em vez de se lamentar, ser capaz de se focar na procura de soluções e pô-las em prática.