Erotismo que fica no ouvido. Bem-vindo ao mundo da ASMR

A experiência sensorial é desencadeada naturalmente por estímulos, auditivos e visuais, interpretados pelo cérebro como apelativos

Erotismo que fica no ouvido. Bem-vindo ao mundo da ASMR

Está tudo na cabeça. E na de um adepto de “orgasmos cerebrais”, parte do gozo encontra-se na antecipação do êxtase, ao qual se chega pela porta acústica e visual. A festa dos sentidos, em todo o seu esplendor. Bem-vindos ao cativante mundo dos vídeos, músicas e podcasts com temas eróticos, agora com um novo twist: a ASMR (sigla inglesa para Resposta Sensorial Autónoma do Meridiano).

Na prática, é uma reação fisiológica, descrita como um formigueiro ou dormência agradável no couro cabeludo e na nuca, mas que pode estender-se à coluna e fazer-se acompanhar de estados de relaxamento, euforia e prazer.

A experiência sensorial é desencadeada naturalmente por estímulos, auditivos e visuais, interpretados pelo cérebro como apelativos (alguém a manusear objetos de uma certa forma, sons do ambiente ou de equipamentos a funcionar, por exemplo), mas pode ser induzida e, se os gatilhos forem de cariz sexual, levar a estados de excitação e a novos planaltos de satisfação íntima.

Os vídeos curtos, playlists musicais e podcasts, produzidos por artistas ASMR (“ASMRtists”) com este fim, estão a tornar-se virais, à semelhança dos seus antecessores, no Youtube, que ainda não tinham a libido em mente. O segredo da nova tendência, nas redes sociais e plataformas de streaming, está nos conteúdos, criados para abrir as portas da perceção – as pupilas e o tímpano – e despertar a kundalini, e nos microfones binaurais, que ampliam os sussurros marotos, os sons de lambidelas e as histórias porn (mais soft ou mais hard), para uma experiência mais imersiva.

As atmosferas eróticas, cenários e performances exóticas e intimistas, desenhadas à medida dos fetiches de cada um, têm um poder hipnótico. Assim que a “pastilha erótica” ASMR “bate”, surgem as sensações de “pica”, de arrebatamento e de êxtase, já que o cérebro fica inundado de dopamina, endorfinas e outras substâncias que geram satisfação. Não admira que os adeptos do ASMR queiram lá voltar para mais.

“Sexual healing”

“Posso contar-te um segredo?” Assim começam os áudios do podcast ASMR Erotica. O flirt, em inglês, aparece sob a forma de fantasias, sussurradas, que proporcionam momentos sublimes, capazes de levar quem as ouve ao nirvana.

Este, e outros, disponíveis nas plataformas de streaming como o Spotify, depressa se convertem em companheiros de viagem, ou de cabeceira e, não raras vezes, passam a ser o “convidado desejado” na intimidade dos parceiros.

No Youtube, a plataforma “mãe” do fenómeno, abundam os canais que oferecem doses de surpresa e deleite para olhos e ouvidos. O limite é o da imaginação: arranhar, tocar e massajar todo o tipo de materiais, de forma a evocarem a luxúria; soprar, suspirar ou, ainda, trincar e mastigar alimentos.

O canal ASMR Amy, por exemplo, não deixa ninguém indiferente: numa indumentária sensual, o teasing da artista seduz: ela explora formas, texturas e sonoridades de objetos e do seu próprio corpo, enquanto sussurra mensagens doces ou escaldantes ao destinatário (no singular, leu bem, pois mesmo que os inscritos sejam muitos, cada um se sente o único enquanto assiste), dando um outro impulso aos caminhos da masturbação.

Os vídeos do canal ASMR Erotic cobrem uma série de tópicos: beijos na boca lentos entre duas jovens, mulheres, cujos rostos são parcial ou totalmente visíveis, a estimularem a parte superior do corpo, exibindo a língua e dando instruções mais ou menos explícitas, convidando o corpo e a cabeça a estremecer. 

Quem prefere o efeito gerado apenas pelo áudio, tem ao seu dispor inúmeras playlists musicais, como o Tantra & Pleasure, em que as atmosferas sensuais (a fazer lembrar as bandas sonoras de As 50 Sombras de Grey e afins) são condimentadas com vozes suaves, suspiros e gemidos, que apimentam e expandem a experiência sensorial.

Com a mente liberta

A investigadora norte-americana formada em artes, Emma Leigh, dedica-se a estudar a sexualidade mediada pela ASMR (performances íntimas que envolvem o toque e os afetos, em vídeos e jogos). Num artigo publicado na Wired, Leigh referiu que o valor acrescentado destas práticas está em não se centrarem no sexo pelo sexo, investindo mais na dimensão do erotismo.

No mesmo artigo, abordam-se facetas menos normativas da sexualidade, personificadas em artistas ASMR como Eduardo, “ator vocal” e criador de conteúdos e performances eróticas, que tanto agradam ao público feminino como ao masculino com orientação gay.  

Os vídeos curtos, playlists musicais e podcasts eróticos estão a tornar-se virais, à semelhança dos seus antecessores, no Youtube, que ainda não tinham a libido em mente

“O tom, a intensidade e o ritmo dos estímulos sonoros e visuais ativam áreas diferenciadas do córtex cerebral e têm um impacto no nosso corpo, mesmo quando não temos consciência disso”, esclarece o psicólogo e ex-sonoplasta da TSF, Mésicles Hélin Berenguel.

Autor de uma tese de mestrado em neuropsicologia, sobre as emoções e o som, ele explica o que nos faz gostar tanto da experiência da ASMR, vista como um condimento imprescindível para outros voos: “O foco intensificado na situação e no momento ‘apaga’ o córtex orbitofrontal, responsável pelo juízo crítico, e liberta a mente dos fantasmas do passado; assim, é possível tirar mais partido e proveito das sensações.” Além disso,

para Berenguel, “a música tem uma dimensão intelectual e emocional e desencadeia um leque diversificado de emoções e estados fisiológicos, à semelhança do que acontece numa relação sexual”. Aliás, as harmonias sonoras têm influência no ritmo da respiração, na frequência cardíaca e nos estados sensoriais: o tango é um bom exemplo, uma vez que “alia momentos calmos e de sedução ao fulgor e virilidade do acordeão”. Quanto à voz, “o tom moderadamente grave e o sussurro têm o efeito de aconchegar e suscitar arrepios involuntários, sendo um elemento-chave no contexto sexual, erótico e amoroso.”

Entretanto, as marcas têm vindo a incorporar a ASMR nas suas campanhas de marketing (IKEA, Netflix, Coca Cola, Apple, McDonald’s, entre outras), as aplicações de saúde mental como a Better Help não a dispensam e, mais entusiasmante ainda, a tendência floresce no admirável mundo dos brinquedos sexuais.

Mais do que sexo

O psiquiatra Tomás Teodoro tomou conhecimento do fenómeno percetivo e emocional através dos pacientes, que o descrevem como interessante e útil, além de “evocar sentimentos de proximidade”.

Mostrando-se aberto às suas potencialidades, o médico acrescenta que “nem todos experienciam estas respostas do sistema nervoso autónomo da mesma forma, por depender da sensibilidade de cada um.”

Os cientistas despertaram para o fenómeno há sete anos, com resultados promissores: ligações neuronais eram mais intensas no córtex occipital, frontal e temporal e com um aumento da atividade da medula espinhal, com relatos de conforto e de intimidade “real”.

Ainda não há evidências científicas sobre ASMR e a libido, e talvez nem seja preciso. Todas as formas de chegar aos píncaros são bem-vindas.

Na sociedade digital que hoje conhecemos, saturada de estímulos, o apelo da ASMR sugere que estamos sedentos de novas dinâmicas. Espera-se que, através dela, os sentidos se agucem, se amplie o bem-estar e se tenham experiências mais vibrantes, também no sexo, com um lugar especial para os sentimentos de intimidade e consolo, os grandes afrodisíacos nos tempos que correm.

Entradas para chegar ao “Oh!”

No universo ASMR, há opções para todos: músicas eróticas, fantasias sussurradas, vídeos sugestivos com gestos e sons de preliminares e histórias que potenciam orgasmos multissensoriais. Descubra algumas

Sexual Therapy
Playlist com 20 músicas sensuais para fazer amor, combinadas com sons eróticos ASMR (Spotify)

ASMR Erotic
Canal do Youtube: incentivos femininos com preliminares (beijos na boca, estimulação de partes do corpo)

Tantra & Pleasure
Música com sonoridades de ioga e meditação e suspiros e vozes em atividades sexuais (Spotify)

ASMR Amy
Os vídeos da artista dirigem-se a voyeurs. Teasing com mensagens eróticas sussurradas e role-play corporal (Youtube)

ASMR Contos Eróticos para Mulheres 
“Meditações” guiadas em português do Brasil, que usam linguagem explícita e prontos a “excitar” (no Telegram)

ASMR Eduardo
O artista cria conteúdos à medida e é popular pelos vídeos ASMR e POV com encenações eróticas (Youtube)

*Os vídeos, playlists e podcasts podem estar noutras plataformas, além das citadas

Palavras-chave:

Mais na Visão

Mais Notícias

A primeira fotografia de Bruna Gomes e Bernardo Sousa depois do casamento

A primeira fotografia de Bruna Gomes e Bernardo Sousa depois do casamento

A oportunidade do Carbono Azul em Portugal

A oportunidade do Carbono Azul em Portugal

Como apenas duas noites mal dormidas podem

Como apenas duas noites mal dormidas podem "acrescentar" quatro anos à idade real

Agenda 25 de Abril: O que há para ver, ouvir e fazer, de Norte a Sul

Agenda 25 de Abril: O que há para ver, ouvir e fazer, de Norte a Sul

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os melhores momentos do Baile da Rosa

Os melhores momentos do Baile da Rosa

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Salinidade compromete uso de água tratada para rega no golfe do Algarve

Salinidade compromete uso de água tratada para rega no golfe do Algarve

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

Página ilustrada: o mundo a cores de Ana Seixas

Página ilustrada: o mundo a cores de Ana Seixas

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Eduardo Gageiro, exposição e livro

A próxima missão para a Inteligência Artificial? Fazer cerveja

A próxima missão para a Inteligência Artificial? Fazer cerveja

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Victoria Guerra: “Estes últimos dois meses foram perfeitos para mim”

Victoria Guerra: “Estes últimos dois meses foram perfeitos para mim”

Quem quer ser milionário?

Quem quer ser milionário?

A primeira fotografia da filha de Angie Costa

A primeira fotografia da filha de Angie Costa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Com falta de ideias para a sua sala?

Com falta de ideias para a sua sala?

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Em “Cacau”: Cacau descobre que está grávida e fica em choque

Em “Cacau”: Cacau descobre que está grávida e fica em choque

Quer usar brincos? Escolha uns que sejam grandes!

Quer usar brincos? Escolha uns que sejam grandes!

TAP regista lucro histórico de 177 milhões no ano mais longo da sua vida

TAP regista lucro histórico de 177 milhões no ano mais longo da sua vida

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Análise Sennheiser Momentum TW 4 e JBL Soundgear Sense: Do bom e do melhor

Análise Sennheiser Momentum TW 4 e JBL Soundgear Sense: Do bom e do melhor

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

BMW Vision Neue Klasse X: Conheça o SUV futurista 100% elétrico

BMW Vision Neue Klasse X: Conheça o SUV futurista 100% elétrico

Deixa-te inspirar pela natureza em 3,2,1…

Deixa-te inspirar pela natureza em 3,2,1…

Especialistas vão começar a desenhar recomendações para a 'long covid'

Especialistas vão começar a desenhar recomendações para a 'long covid'

Está na altura de arriscar e assumir o cabelo grisalho

Está na altura de arriscar e assumir o cabelo grisalho

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

Edição especial: Eames Lounge Chair

Edição especial: Eames Lounge Chair

IPMA espera neve na Madeira na Páscoa devido à depressão Nelson

IPMA espera neve na Madeira na Páscoa devido à depressão Nelson

JL 1394

JL 1394

Passatempo

Passatempo "O 25 de abril visto por ti"

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Bases naturais com acabamento luminoso para usar nesta primavera

Bases naturais com acabamento luminoso para usar nesta primavera

Como adicionar uma segunda mala ao seu carro?

Como adicionar uma segunda mala ao seu carro?

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Com falta de ideias para a sua sala?

Com falta de ideias para a sua sala?

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Doces da Páscoa.

Doces da Páscoa. "Um dia não são dias" ou há um perigo real em comer de uma só vez um pacote de amêndoas ou um ovo dos grandes?

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites