A Buzzfeed revelou em comunicado que irá apostar fortemente na utilização da Inteligência Artificial (IA) para produzir conteúdos para a sua plataforma. “Temos de olhar para o futuro e mudar o nosso negócio para tendências a longo prazo, a fim de aproveitar as oportunidades”, explica Jonah Peretti, CEO e fundador da empresa. Este anúncio junta-se à vaga de otimismo e confiança gerada pelo lançamento do ChatGPT em novembro de 2022. “Se os últimos 15 anos da Internet foram definidos através de alimentações algorítmicas que recomendam conteúdos, os próximos 15 anos serão definidos pela IA e dados que ajudam a criar, personalizar e animar o próprio conteúdo.”, continua Peretti.
A IA será utilizada para criar os famosos quizzes, através dos quais a Buzzfeed ganhou popularidade, e como ferramenta de personalização do conteúdo para os utilizadores. De forma a ilustrar esta utilização, Peretti dá o exemplo de um quizz que, a partir das escolhas do utilizador, construiria, em poucos segundos, um filme de comédia romântica por ele protagonizado. Quanto ao jornalismo, um porta-voz da empresa garantiu à CNN, que, por agora, a IA não será utilizada para escrever notícias.
Para o CEO da Buzzfeed, a IA permitirá aos humanos um maior foco na conceção de ideias e temas a abordar “A IA abre uma nova era de criatividade, onde seres humanos criativos como nós desempenham um papel fundamental no fornecimento de ideias, capital cultural, (…) e formatos que ganham vida utilizando as mais recentes tecnologias.”.
As ações da Buzzfeed subiram 150% depois do anúncio, com valor acima dos dois dólares, mas há, claro, quem olhe de lado para a aposta – escritores, jornalistas e colunistas levantaram preocupações quanto à fiabilidade e confiança da utilização da IA para a produção de conteúdo, que se juntam ao receio de que a medida venha a traduzir-se na perda de empregos.