Shakira já tinha brindado os seus fãs com uma música dedicada a Gerard Piqué, mas na época o romance com o ex-futebolista do Barcelona corria tão bem que, certamente, se poderia equiparar a uma grande marca de automóveis ou de relógios. No tema Me Enamoré, de 2017, a cantora colombiana contava como a sua vida tinha começado a mudar na noite em que o conheceu, uns anos antes, e logo pensou: “Este ainda é um menino, mas o que lhe vou fazer?”. Apaixonou-se. Apaixanaram-se. “Vi-o sozinho e lancei-me”, cantava. “Olha que coisa bonita/Que boca mais redondinha/Gosto dessa barbita”.
Seis anos passados, com o divórcio do pai dos seus dois filhos já consumado, e ele a namorar com uma mulher duas décadas mais nova – a espanhola Clara Chia Martí, com quem alegadamente traiu a ex-mulher -, Shakira recorreu outra vez ao que melhor sabe fazer para atualizar os seus sentimentos. E, nesta segunda versão sobre Piqué e a nova parceira dele, não foi nada meiga nas palavras. “Eu valho por duas de 22/Trocaste um Ferrari por um Twingo/Trocaste um Rolex por um Casio”, entoa agora no seu novo êxito à nascença, BZRP Music Sessions #53, ouvido mais de 14 milhões de vezes na plataforma Spotify nas primeiras 24 horas a seguir ao lançamento, nesta quinta-feira, 12 – “A maior estreia da história da música em espanhol”, regozijou-se a colombiana na conta pessoal de Instagram.
“O que para mim era uma catarse e um alívio jamais pensei que chegasse diretamente a número um do mundo aos meus 45 anos e em espanhol. Quero abraçar os milhões de mulheres que se erguem perante os que nos fazem sentir insignificantes”, escreveu, sobre a estrondosa repercussão da nova música em tão pouco tempo.
A certa altura da letra, Shakira queixa-se de ter sido abandonada com a mãe dele “como vizinha”, “a imprensa à porta” e “uma dívida às Finanças”, garantindo, porém, que não saiu magoada mas “fortalecida” com o fim da relação, que se prolongou por 12 anos, e aconselhando o ex-marido a usar mais o cérebro e não apenas o ginásio.
Piqué reagiu, primeiro, através de uma publicação no Twitter, apenas com alguns emojis (entre os quais o de um circo e de um palhaço) e, depois, verbalizou uma segunda resposta, de novo em tom jocoso, ao anunciar um suposto acordo de patrocínio com a Casio para a Kings League, um torneio de futebol de sete que organiza. “Este é para toda a vida”, atirou, durante a transmissão em direto na plataforma Twitch, enquanto apontava para o relógio Casio no seu pulso e distribuía outros exemplares pelas restantes pessoas no estúdio.
Pode ouvir aqui a canção em causa: