Beleza: O poder da curcuma

Debaixo d’olho Por parte da comunidade médica, o interesse em relação a esta substância também tem sido crescente, mas com cautelas Fotos: GettyImages

Beleza: O poder da curcuma

Escreva-se já à cabeça que a curcuma, rica em antioxidantes e conhecida na medicina oriental pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e anti-bacterianas, tem fama de poder reverter os danos causados pelos raios ultravioleta B (UVB), além de tratar várias doenças de pele. Acrescente-se que a sua fama não é de hoje.

Originária das regiões do Sul da Índia, ela é utilizada na medicina ayurvédica e em toda a cultura indiana há mais de 2 500 anos, com a promessa de curar diversos males (ver caixa). Só agora, porém, esta raiz – que no Ocidente quase sempre se associa apenas a um pó de um amarelo intenso, utilizado como especiaria picante em comida – começa a surgir em marcas especializadas em cuidados do rosto.

As marcas fundamentam-se em vários estudos que sugerem que a curcumina, a principal substância ativa da Curcuma longa, é benéfica para a pele, tanto quando aplicada topicamente como quando ingerida. Por parte da comunidade médica, o interesse em relação a esta substância também tem sido, por isso, crescente, mas com cautelas porque a investigação ainda só envolveu ratinhos e coelhos, em laboratório.

Recorde-se que nem sempre os estudos realizados em animais têm a mesma eficácia em humanos.

Um dos mais citados é aquele que concluiu que a curcuma tem a capacidade potencial de ajudar a manter a pele com uma aparência mais jovem. Pegando em ratos sem pelo e que produzem melanina, Maho Sumiyoshi e Yoshiyuki Kimura, investigadores da Universidade de Ehime, no Japão, demonstraram que o extrato de curcuma ajudou a prevenir rugas, descoloração e perda de elasticidade na pele – tudo alterações habitualmente observadas na exposição crónica aos raios UVB.

Para lá da pele

Incluída em suplementos alimentares ou mesmo em receitas de cozinha, a curcuma parece trazer vários benefícios para a saúde

  • Pode reduzir a inflamação nomeadamente no caso de osteoartrite e de artrite reumatoide
  • Em testes laboratoriais, parece inibir o crescimento de tumores cancerígenos
  • Vários estudos sugerem que poderá proteger de determinados tipos de colite, assim como de úlceras de estômago e do chamado mau colesterol
  • Ao ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, aumentará a sensibilidade das células à insulina e à glicose
  • Ao reduzir as células gordas acumuladas, pode levar à perda de peso
  • Um estudo realizado com ratinhos descobriu que o extrato de curcuma protegia contra danos hepáticos
  • Favorece a digestão, ao ativar as glândulas salivares na boca e ao estimular a produção de suco gástrico
  • Previne a flatulência e as dores de estômago, quando é tomada com água quente

“Examinámos os efeitos do extrato de curcuma nos danos da pele, incluindo alterações na espessura e na elasticidade, pigmentação e rugas causadas por raios ultravioleta B de baixa dose, a longo prazo”, lê-se no estudo, publicado na revista Phytomedicina. “O extrato (300 mg/kg ou 1 000 mg/kg, duas vezes ao dia) evitou o aumento da espessura da pele e a redução da sua elasticidade induzida pela exposição crónica aos UVB. E preveniu a formação de rugas e de melanina (1 000 mg/kg, duas vezes ao dia)”, sublinham os investigadores.

Um outro estudo que também tem sido bastante citado analisou os efeitos da curcumina em doenças como a acne, a alopécia, o eczema e a psoríase, concluindo que ela parece ser eficaz a tratá-las. Investigadores liderados pela médica dermatologista Laura Vollono, da Universidade de Roma, em Itália, começaram por examinar os estudos in vitro e in vivo mais relevantes publicados até 2019 sobre o uso dessa substância em doenças inflamatórias, neoplásicas e infecciosas da pele, que continham informações sobre a sua biodisponibilidade e perfil de segurança. Depois, explicam num artigo publicado na revista online Nutrients, realizaram uma análise computacional sobre a sua interação com os principais alvos enzimáticos identificados na literatura.

Os resultados a que Laura Vollono e os seus colegas chegaram sugerem que a curcumina pode ser “um agente eficaz de baixo custo e bem tolerado no tratamento de doenças de pele”. No entanto, ressalvam, “é essencial contornar as limitações do seu uso in vivo (baixa biodisponibilidade oral, metabolismo) para se poder realizar ensaios clínicos maiores que possam confirmar estas observações”.

Igualmente ambicioso foi um estudo publicado em 2014, na revista da Wound Healing Society, que descobriu que a curcumina reduziu significativamente a cicatrização hipertrófica em feridas de orelhas de coelhos. E, apesar de Shengxian Jia e os seus colegas da Universidade de Northwestern, no Illinois, Estados Unidos da América, terem concluído que esta sua pesquisa “apoia fortemente” a administração de curcumina para melhorar a cicatrização de feridas, notam ser necessário realizar mais estudos para otimizar a dosagem.

A comunidade científica anda de olho na curcuma, já se percebeu. Mas a pedra de toque é a falta de estudos que comprovem inequivocamente a sua eficácia na saúde da pele de humanos.

Uma moda que vai passar?

“Parece ser um daqueles ingredientes que surgem por moda, e uma moda que vai passar”, diz Helena Toda Brito, médica dermatologista. “Mal não deve fazer, mas há tantos outros ingredientes eficazes…” É, por exemplo, o caso da vitamina C, que também esteve na moda, lembra, mas para a qual já existem muitos estudos a provarem a sua eficácia nos cuidados da pele.

Pelo facto de a curcumina ser um antioxidante, poderá ajudar a neutralizar os radicais livres e, então, evitar o envelhecimento e dar luminosidade à pele, concede Helena Toda Brito. “Mas em termos de doenças, como a acne ou o eczema, não se deve inventar”, pede.

“Também é impossível que melhore cicatrizes hipertróficas – nesse caso, é necessário fazer laser, microagulhamento ou subcisão… e mesmo assim precisamos de várias sessões”, sublinha a mesma especialista. “Pode ser que, daqui a uns anos, haja evidência robusta em relação à curcuma, mas por enquanto devemos ser muito cautelosos.”

Por ser um antioxidante, poderá ajudar a neutralizar os radicais livres e, então, evitar o envelhecimento da pele, concede a médica dermatologista Helena Toda Brito

Helena Toda Brito não está sozinha nestas suas cautelas. “A curcuma é conhecida por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, por isso faz sentido que seja útil em cuidados com a pele, como a hiperpigmentação e o antienvelhecimento”, notou Maryann Mikahil, dermatologista de Fort Lauderdale, Flórida, citada recentemente pelo The Huffington Post. “No entanto”, ressalvou, “são necessários estudos duplos cegos, controlados por placebo”.

Calvin Williams, dermatologista em Bedford, no Texas, afina pelo mesmo diapasão. “Por mais empolgantes que sejam as descobertas, é importante notar que os estudos foram realizados sobretudo em ambientes de laboratório, com animais, e que os estudos em humanos são insuficientes”, sublinhou ao HuffPost. Essas descobertas “demonstram a necessidade de pesquisas mais conclusivas”.

Os estudos podem não ser conclusivos, mas são promissores. Os cremes e séruns para o rosto com curcumina vão-se, por isso, multiplicando nas prateleiras das parafarmácias, perfumarias e lojas de produtos naturais. Em alternativa, também há quem experimente fazer uma das muitas receitas caseiras de “pastas” à base de curcuma, disponíveis na internet, que incluem leite ou iogurte e óleos essenciais.

Aqui chegados, não será boa ideia ir a correr ao armário das especiarias. Para ter a certeza de que não se fica parecido com uma personagem dos Simpsons, o melhor é usar apenas curcuma biológica, sem corantes artificiais, ou curcuma-selvagem (Curcuma aromatica), que não é comestível mas também não mancha a pele.

Mais na Visão

Mais Notícias

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Rir é com ela!

Rir é com ela!

PCP apresenta medidas para

PCP apresenta medidas para "inverter a degradação" do SNS

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

Startup portuguesa desenvolve tecnologia que combate o desperdício agroalimentar

Startup portuguesa desenvolve tecnologia que combate o desperdício agroalimentar

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à "enorme carência"

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

Em “Cacau”: Regina espanca Filó e deixa-a desfigurada

Em “Cacau”: Regina espanca Filó e deixa-a desfigurada

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Há uma nova fragrância leve e fresca, perfeita para os dias de sol

Há uma nova fragrância leve e fresca, perfeita para os dias de sol

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Coachella 2024: os looks dos primeiros dias do festival que dita tendências

Coachella 2024: os looks dos primeiros dias do festival que dita tendências

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Já nasceu o filho de Idevor Mendonça: as primeiras imagens do bebé

Já nasceu o filho de Idevor Mendonça: as primeiras imagens do bebé

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

O romântico vestido de noiva de Dânia Neto

O romântico vestido de noiva de Dânia Neto

Príncipe William retoma a agenda oficial

Príncipe William retoma a agenda oficial

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites