Desde o dia 7, esta segunda-feira, que o ataque à empresa Vodafone perturbou a comunicação de muitos utilizadores. A empresa já veio pedir desculpas e classificar este ataque informático como um ato terrorista. Se ainda está com dúvidas sobre esta questão, respondemos a 7 perguntas simples que o ajudam a ter mais informação sobre o tema.
Que serviços foram afetados?
Segundo o comunicado de imprensa da empresa, esta situação afetou a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital.
Quem foi afetado?
Com o ataque, cerca de 4 milhões de pessoas foram afetadas. Além disso, o ataque à Vodafone afetou a rede multibanco, algumas corporações de Bombeiros e o INEM. As associações de emergência recorreram ao SIRESP e a outros meios alternativos para manterem o contacto com os utentes
Devo informar a operadora de que estou sem serviço?
Segundo a Deco Proteste, apesar de o problema estar a ser resolvido, pode “registar o seu caso concreto, e poderá deixar uma mensagem através do contacto na sua área pessoal My Vodafone ou através da App para indicar que serviços estão em baixo e desde quando”.
Quando é que os serviços vão ser restabelecidos?
Acredita-se que a situação se resolva nos próximos dias mas sem data concreta. Segundo a empresa, “a Vodafone iniciou o restabelecimento dos serviços base de dados móveis sobre a sua rede 4G na sequência de uma intensa e exigente operação de reposição. Este arranque está de momento condicionado a zonas restritas do País, estando gradualmente a ser expandido para o maior número possível de Clientes”.
Os meus dados pessoais ou bancários estão em risco?
Apesar de ainda se estar a desenrolar uma investigação, a empresa garante que não tem, “a esta data, quaisquer indícios de que os dados de slientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos.”
Que contactos são os que aparecem nos telemóveis associados ao nome Vodafone?
A empresa já veio esclarecer que estes contactos são da Vodafone e que não estão relacionados com o ataque desta segunda-feira. O objetivo dos números de telefone é dar aos clientes a possibilidade de atender chamadas provenientes da Vodafone, mas tendo sempre a possibilidade de os eliminar.
Tenho de pagar a fatura com o valor integral no final do mês? Posso pedir compensação por danos sofridos na minha vida profissional ou pessoal?
Segundo a Deco, ainda é cedo para adiantar uma resposta concreta a esta questão. “O cliente deverá anotar de que forma foram afetados os serviços contratados e durante quanto tempo, para eventualmente dar conta dos prejuízos sofridos. No entanto, estamos perante uma situação excecional, em que aparentemente não haverá responsabilidade da Vodafone. Não se tratou de uma mera interrupção no fornecimento dos serviços. Resta também esperar para verificar que posição tomará a operadora relativamente aos seus clientes. Ainda que não seja responsável pela prestação defeituosa do seu serviço, pode de alguma forma procurar compensar os seus clientes”, lê-se no site.
“Quaisquer danos sofridos pelos clientes, nas suas vidas pessoais ou profissionais, terão de ser provados, e é necessário demonstrar que os prejuízos foram provocados pela interrupção do serviço e que haverá alguma responsabilidade da Vodafone no sucedido”