Continua a verificar-se um agravamento da pandemia, em particular esta semana, com a média diária de novos casos de Covid-19 a subir 54%, começou por sublinhar a ministra de Estado e da Presidência. “Portugal continua na zona vermelha da matriz de risco e alarga-se o número de concelhos a que se aplica um conjunto de restrições”, explicou Mariana Vieira da Silva, antes de anunciar que o número de concelhos em alerta é agora 34.
Os 19 concelhos em risco muito elevado de há uma semana passaram para 33, enquanto em risco elevado estão 27, mais um que na semana passada.
Para os concelhos de risco elevado e muito elevado, a grande novidade é a obrigatoriedade da apresentação de um certificado digital de vacinação ou teste negativo para ter acesso aos serviços de refeições no interior dos restaurantes, a partir das 19h de sexta-feira e aos sábados, domingos e feriados. No caso dos concelhos em risco muito elevado, esta medida permite que os estabelecimentos alarguem o seu horário de funcionamento até 22h30.
O certificado passa também a ser obrigatório para acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território continental.