Como podem pais e filhos lidar com o bullying homofóbico?

Como podem pais e filhos lidar com o bullying homofóbico?

Bullying é seguramente uma das palavras desta semana marcada por dois episódios distintos, mas em que ambos põem a descoberto a fragilidade de uns, perante o preconceito de outros, em relações de poder desproporcionais e desiguais.

O caso do atropelamento de um rapaz de 12 anos, no Seixal, ao tentar fugir de um grupo de sete colegas – situação mediatizada depois de um vídeo ter sido divulgado nas redes sociais –, já tem os seus intervenientes identificados pela polícia, todos alunos da Escola Básica Dr. António Augusto Louro, na Arrentela, e a participação seguiu para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. O gozo, os insultos, uma perseguição insistente e um murro no ombro poderiam ter tido um final ainda mais trágico. No entanto, a situação traumática não se apagará depressa com uma borracha e seguramente vai deixar marcas nestes adolescentes. Aguarde-se pelo desfecho oficial do acontecimento.

De outra índole, e passado numa faixa etária mais velha, outro episódio foi denunciado nas redes sociais e também fez com que muitas pessoas se insurgissem contra o bullying, desta vez sexual e homofóbico. A meio da semana, o ator Manuel Moreira, protagonista da peça de teatro Avenida Q e apresentador do programa Freuda-se no canal Q, entre outros trabalhos, partilhou no seu Instagram um vídeo que recebeu – e não é o primeiro – em que alguns jovens juntos (sempre o mesmo grupo) o insultam com impropérios homofóbicos, num tom ordinário, de gozo e para muitos condenável. Uma publicação vista até agora mais de 340 mil vezes, em que os comentários se multiplicam em palavras como vergonha ou tristeza.

“Quem nunca fez parte de uma minoria qualquer tem dificuldade em fazer esse exercício de reflexão sobre o que é viver diariamente com medo de ser gozado, agredido e violentado física e psicologicamente apenas por se ser quem se é. Por se ser algo que, em certas idades, podemos até nós próprios não saber ainda identificar mas que já sabemos que por algum motivo absurdo desperta nos outros violência, gozo e desprezo”, começa por chamar a atenção o ator. E acrescenta: “Não conheço nem faço ideia quem são estes miúdos, mas se são crescidinhos para enviar repetidamente mensagens tão corajosas a desconhecidos (…), são crescidos também para ficarem aqui expostos como exemplo daquilo que não se deve ser nem fazer. Eu tenho quase 40 anos, sou adulto e independente e estou-me nas tintas para quantas vezes me chamam paneleiro. Tenho, felizmente, idade e condições psicológicas e sociais para que isto já me seja absolutamente indiferente. Aproprio-me de todas essas palavras que possam vir com a intenção de insultar e uso a minha bichice com orgulho.”

Uma questão de mentalidades

Este é o típico caso em que o bullying homofóbico – preconceito em relação à orientação sexual ou identidade de género de outra pessoa, quer seja homossexual, heterossexual, bissexual ou transsexual – aconteceu em quase todas as suas vertentes: sexual (insultar ou fazer comentários de natureza sexual), verbal (gozar, fazer comentários negativos ou críticas humilhantes), social (espalhar rumores, boatos ou comentários negativos ou humilhantes) e cyberbullying (espalhar informação falsa, assediar/perseguir, incomodar e/ou insultar através de SMS, MMS, e-mail, websites, chats, redes sociais). O ator Manuel Moreira teve o discernimento de ponderar os prós e os contras de fazer esta denúncia e, claramente, pesou mais o bem que o seu exemplo poderá dar a outras pessoas, homens ou mulheres, não interessa o género, que passem por situações semelhantes. Só faltou o bullying físico.

Portugal está no bom caminho. Somos dos países com melhores leis, a mentalidade das pessoas é que não acompanha

Manuela Ferreira, diretora da Amplos – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género

Criada há 12 anos por uma mãe que confrontada com a homossexualidade da filha procurou outros pais para falar sobre o assunto, a Amplos – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género, instituição particular de solidariedade social desde 2019, funciona em três vertentes. O apoio aos pais que procuram a associação quando tomam conhecimento da orientação sexual e ou a identidade de género dos filhos, partilhando e expondo dúvidas onde “ninguém julga ninguém, porque todos já foram o pai ou a mãe que chega pela primeira vez”. Na área da Educação são presença em palestras escolares e, em 2019, lançaram com o Instituto de Apoio à Criança guias para os profissionais de educação e para as famílias sobre diversidade de expressões de género na infância. A sua intervenção junto dos atores políticos também se tem feito ouvir, por exemplo, aquando da votação danova lei da identidade de género (2019), em que pela primeira vez foram ouvidos jovens trans na comissão. “Portugal está no bom caminho. Somos dos países com melhores leis, a mentalidade das pessoas é que não acompanha. Mas, é importante as leis existirem para que as pessoas possam usá-las para se defender”, argumenta Manuela Ferreira, 62 anos, diretora da Amplos.

Entretanto, já foi publicada em Diário da República a Lei n.º 27/2021, de 17 de maio, a Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital, em que estão previstos os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos no ciberespaço. No Artigo 3.º, dedicado ao “Direito de acesso ao ambiente digital”, lê-se: “Todos, independentemente da ascendência, género, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual, têm o direito de livre acesso à Internet.”

O Artigo 4.º, centrado na “Liberdade de expressão e criação em ambiente digital”, reforça: “Todos têm o direito de beneficiar de medidas públicas de promoção da utilização responsável do ciberespaço e de proteção contra todas as formas de discriminação e crime, nomeadamente contra a apologia do terrorismo, o incitamento ao ódio e à violência contra pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, ascendência, religião, sexo, orientação sexual, identidade de género ou deficiência física ou psíquica, o assédio ou exploração sexual de crianças, a mutilação genital feminina e a perseguição.”

Coming out’ forçado

Manuela Ferreira não tem dúvidas que o bullying pode ser um sinal de alerta tanto para a vítima, como para quem o pratica. “Os pais não podem ignorar. As próprias pessoas que praticam bullying também têm um problema. Mais do que castigar, os pais devem tentar perceber porque o fazem, qual a satisfação que têm em fazer sofrer o outro?”, alerta.

Quem sofre de bullying homofóbico é duplamente penalizado, pelo bullying em si, acrescido de, por vezes, ver-se forçado ao seu coming out em casa, falando de um assunto até então omitido. Outras vezes ainda pode acontecer o fechar-se em silêncio, sempre que são os próprios pais a duvidar da questão que espoletou o bullying. “Os pais devem estar preparados para estas situações. O silêncio é terrível, estes jovens carregam um silêncio forçado e que pode acabar em suicídio. Só na comunidade trans há 50% de taxa de suicídio a nível global”, salienta a diretora da Amplos.

São muitos os progenitores que se focam apenas na questão sexual, esquecendo a atração afetiva. “As pessoas homossexuais têm as mesmas paixões e os mesmos desgosto de amor como as outras.”

Só na comunidade trans há 50% de taxa de suicídio a nível global

Nas escolas, os adultos têm de estar muito alertados também para estas situações, não pensando que “são só brincadeiras entre eles”. E os alunos não devem olhar para o lado quando assistem a uma situação, devem intervir, levar o tema para dentro da sala de aula e fazer a ponte com a família, para prevenir situações piores.

No passado dia 17 de maio, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, a UNESCO alertou para o facto de 54% das pessoas LGBTQI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero, Queer, Intersexuais) terem sofrido bullying na escola pelo menos uma vez, devido à sua orientação sexual, identidade de género, expressão de género ou diferenças de características sexuais, segundo o inquérito da IGLYO (Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI). O inquérito realizado a mais de 17 mil adolescentes e jovens entre os 13 e os 24 anos revelou também que 83% dos estudantes ouviu, pelo menos, algumas vezes, comentários negativos relativamente aos alunos LGBTQI e que 67% foram alvo desses comentários, pelo menos uma vez.

Situações espelhadas um pouco por todo o mundo. Nos EUA, 12,5% de estudantes lésbicas, gays e bissexuais indicaram não ter ido à escola nos 30 dias anteriores ao inquérito porque se sentiram inseguros no estabelecimento de ensino ou no caminho, comparativamente a menos de 4,6% de estudantes heterossexuais. Na Nova Zelândia, os estudantes LGBTQI estiveram três vezes mais sujeitos a agressões do que os colegas. No Japão, 68% das pessoas LGBTQI entre os 10 e os 35 anos tiveram experiências de violência na escola. Em sete países da América Latina, os estudantes LGBTQI identificaram pelo menos um professor ou funcionário da escola que os apoiou, mas a maioria dos alunos teve uma experiência negativa com atitudes de professores sobre a orientação sexual ou expressão de género.

Em novembro de 2020, os dados nacionais do Relatório do Projeto Educação LGBTI 2019, revelados pela rede Ex Aequo, apontavam que 79% dos jovens já assistiu a episódios de bullying homo-bi-transfóbico e 86% considera importante abordar aquelas questões na escola. Desses, 68% referiu que não são abordadas ou são raramente abordadas estas temáticas na aula e apenas 1% não atribui importância na abordagem de questões LGBTI em aula. Conclusões retiradas a partir das respostas de 1 070 jovens.

Há três anos, Raquel António, na altura a fazer um doutoramento em psicologia social no CIS-IUL – Centro de Investigação e de Intervenção Social do Instituto Universitário de Lisboa, juntamente com Rita Guerra e Carla Moleiro, realizou um estudo em que partiu da premissa de que o bullying é um fenómeno de grupo (mesmo quando protagonizado apenas por uma pessoa) para compreender o que impede os jovens de defenderem a vítima. Questionou 216 adolescentes de quatro escolas do distrito de Lisboa sobre o que fariam se vissem uma pessoa a insultar ou a agredir outra por supor que ela era gay ou lésbica e concluiu que tinham menos predisposição para ajudar vítimas de bullying homofóbico do que vítimas de outro tipo de bullying. Na verdade, o que os move é o medo de contágio social, ou seja, de serem vistos também como homossexuais. Só quando existe uma identidade comum, por exemplo, por serem todos estudantes da mesma escola, aumenta a intenção de ajudar a vítima. Uma conclusão retirada de outro estudo feito com outros 230 estudantes entre os 11 e os 19 anos.

Em casa, aos pais cabe a função primordial de ouvir e “parar de pensar que ao falarem destas questões estão a empurrar os filhos para serem homossexuais e trans. O mundo é mais diverso do que todas as pessoas pensam. A diversidade acrescenta-nos”, reforça Manuela Ferreira que tem esperança que, tal como os mais pequenos incentivaram os pais para a reciclagem, também com este assunto possam ser os mais novos a educar os pais.

Mais na Visão

Mais Notícias

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Sonos lançar uma aplicação “totalmente renovada”

Sonos lançar uma aplicação “totalmente renovada”

A coleção Victoria Beckham x Mango já está nas lojas

A coleção Victoria Beckham x Mango já está nas lojas

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

Os melhores momentos da festa dos 50 anos da Victoria Beckam, que abandonou às cavalitas de David Bckham

Os melhores momentos da festa dos 50 anos da Victoria Beckam, que abandonou às cavalitas de David Bckham

Quatro romances dos quatro cantos do mundo

Quatro romances dos quatro cantos do mundo

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

25 concertos para cantar Abril

25 concertos para cantar Abril

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Truques para estimular a produção natural de colagénio

Truques para estimular a produção natural de colagénio

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Dânia Neto abre o álbum de casamento:

Dânia Neto abre o álbum de casamento: "Bolha de amor"

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

6 ténis de running competentes

6 ténis de running competentes

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites