Quando gente (con)fina(da) é outra coisa: 10 tiras d’Os Grisalhos para rir da pandemia

Quando gente (con)fina(da) é outra coisa: 10 tiras d’Os Grisalhos para rir da pandemia

No princípio, era a hesitação. Enorme. Uma coisa era (e é) divulgar no remanso de uma página do Facebook tiras de banda desenhada, com um casal de seniores, a que chamou Os Grisalhos, a serem protagonistas da observação humorística do autor dos novos comportamentos trazidos pela pandemia, para os desconstruir e subverter, através da ironia, do exagero e do absurdo. Outra coisa, de dimensão arriscada e para a qual foi desafiado, era publicar um livro com tiras selecionadas do casal grisalho, como aquela em que a mulher, quando pela primeira vez põe a máscara, pergunta: “Que tal estou?” E ele, com um gesto de dedos condizente: “Linda de morrer.” E ela, de cenho franzido: “Não te ocorre um modo menos sinistro de opinar?” E ele, de polegar ao alto: “Fica-te a matar.”

“Prefiro semear sorrisos do que colher gargalhadas”, diz José Pestana, que regressou aos “cartoons” após um pousio de cerca de meio século, preenchido, na maior parte, com “a vida mais ou menos corriqueira e trivial de funcionário público”  Foto: Diana Tinoco

José Pestana (que assina Zépestana, enquanto autor), o cartoonista de quem aqui se fala, agora regressado à estampa, aos 72 anos, após um pousio de cerca de meio século, preenchido, na maior parte, com “a vida mais ou menos corriqueira e trivial de funcionário público” (lá iremos), receava que do tal livro resultasse um tremendo mal entendido – o de que estava a “brincar” com a tragédia que atravessamos. Logo ele que, como se define à VISÃO, é “daqueles que entende que não pode valer tudo para arrancar uma gargalhada ou para conquistar um sorriso”, e que tem “sempre” a “bússola apontada à decência e ao que considero o bom gosto”. Prefere, por sinal, “semear sorrisos do que colher gargalhadas”, embora não as enjeite, como é evidente.

Mas o “livrinho”, como José Pestana lhe chama, acabou mesmo por ser recentemente publicado, com o título Gente (con)fina(da) é outra coisa (ed. Ex Libris, 40 págs., €9), a bem da terapia humorística contra a depressão e o desespero. O cartoonista resolveu o seu imbróglio com um prefácio, intitulado Aos meus bisnetos, se os houver, em jeito de ‘Conta-me como foi’…, em que escreve que “galhofar com o sofrimento e a tragédia” provocados pela pandemia “seria, mais do que uma desfaçatez e uma afronta, uma verdadeira obscenidade”. Também conta que um apelo do escritor Gonçalo M. Tavares, que reproduz, o ajudou a dissipar dúvidas: “… É preciso infiltrar nas fissuras a alegria. Como se a alegria fosse um material médico. Quase um material de salvação.”

Muito novo, não tinha ainda 20 anos, José Pestana viu o seu talento de cartoonista reconhecido por jornais que o tempo levou, mas que são marcantes na história da Imprensa portuguesa Foto: Diana Tinoco

Sobre o distanciamento social, José Pestana faz uma revelação: “À cautela, para não dar maus exemplos nem ideias parvas aos mais foliões, foram retirados dos museus os quadros da Última Ceia e as apinhadas cenas de casamentos de Bruegel”

Nas páginas seguintes, com organização por capítulos, o humor liberta-se e está lá tudo – a corrida ao papel higiénico, as máscaras, o distanciamento social, os cuidados e sintomas, as cenas caricatas do confinamento. As tiras tinham já sido feitas e publicadas na página do Facebook de Os Grisalhos entre março e setembro de 2020, e José Pestana, que “não queria que o livro fosse muito extenso”, limitou-se a separar as “mais interessantes” das “mais desenxabidas”. 

Depois, teve “algum trabalho” na escrita dos textos que introduzem cada um dos capítulos, e conseguiu que fossem tão divertidos quanto as tiras. “No receio de iminente penúria ou de súbito racionamento”, José Pestana escreve que “nas redes sociais multiplicaram-se apelos desta natureza: ‘Senhora com gel hidroalcoólico procura cavalheiro com rolo de papel higiénico para quarentena séria’.” Para concluir: “Pode faltar o papel para os boletins de voto. Pode faltar o papel para imprimir o Diário da República. Mas nunca para a higiene íntima. Os portugueses, paladinos do asseio, mostraram-se indisponíveis para regressar aos hábitos trogloditas da folha de couve e da espiga de milho.”

Sobre o confinamento, lembra que, “bastas vezes, os pais teletrabalhadores, um olho na panela e outro na folha de excel, passaram a ser, em simultâneo, atazanados pelo patrão e azucrinados pelos filhos”. E, acerca do distanciamento social, faz uma revelação: “À cautela, para não dar maus exemplos nem ideias parvas aos mais foliões, foram retirados dos museus os quadros da Última Ceia e as apinhadas cenas de casamentos de Bruegel.”

Por força das circunstâncias, o cartoonista tem como única observadora crítica das suas tiras a mulher, Vera, farmacêutica reformada. Estão casados há 50 anos, têm dois filhos e uma filha, a que se somam quatro netos, com idades entre os oito e os 15 anos. Será que já aconteceu ela atirar-lhe um “essa está fracota” ou perto disso? – perguntamos. “Quiçá para não me desmoralizar, e porque é a gentileza personificada, sorri sempre que lhe submeto uma nova tira”, responde o ribatejano, nascido em Santarém. “Cabe-me descodificar o significado da expressão: se o sorriso é largo, de orelha a orelha, equivale a imprimatur e o cartoon é dado à estampa. Se, ao invés, o sorriso é frouxo e retraído como o da Mona Lisa, o boneco tem como fatal destino o caixote do lixo.”

“Cartoon” de José Pestana (ou “Bing”) que “milagrosamente” passou “entre os pingos da chuva e entre os traços do lápis azul” da censura ditatorial do Estado Novo, como diz o autor, e que acabou publicado, a 7 de novembro de 1971, no semanário humorístico “Os Ridículos”

É uma evidência que José Pestana domina a técnica do cartoon. E isso é explicado por um longínquo passado. Muito novo, não tinha ainda 20 anos, viu o seu talento de cartoonista reconhecido por jornais que o tempo levou, mas que são marcantes na história da Imprensa portuguesa. Ilustrações suas apareceram com regularidade no semanário Os Ridículos, jornal de humor à época com tradições de décadas, em A Mosca, suplemento satírico do Diário de Lisboa, no suplemento humorístico do República, em A Capital e no Comércio do Funchal.

Como era da praxe, debateu-se com os “critérios absolutamente incompreensíveis” da censura ditatorial do Estado Novo. “Lembro-me de cartoons que me pareciam completamente inofensivos e que eram cortados, e de outros que, milagrosamente, passavam entre os pingos da chuva e entre os traços do lápis azul, e acabavam publicados”, recorda. Um exemplo destes últimos é um cartoon, publicado a 7 de novembro de 1971 no semanário Os Ridículos, que aqui se reproduz. Um milagre, de facto.

Mas José Pestana casar-se-ia cedo. E cedo teve de cortar com as colaborações na Imprensa, para se empregar e, como trabalhador-estudante, tirar Direito na Universidade de Lisboa. O seu primeiro emprego foi curioso – “ajudante de meteorologista”. Perguntámos o que ficou dele. E a resposta foi esta: “Marcou-me a tal ponto que ainda hoje o corpo, sobretudo os ossos e as articulações, alerta-me sempre que se aproxima o mau tempo.”

O SARS-CoV-2 “ofereceu” a José Pestana um sintoma extra, que o cartoonista desconhecia: “Alterou-se-me a voz por completo. Fiquei com um fiozinho, parecia um ancião, praticamente não conseguia fazer-me ouvir”

Depois, durante cerca de 30 anos, José Pestana seria funcionário público, chegando a técnico superior em áreas ligadas à documentação e às Relações Internacionais, no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e na Polícia Judiciária. Reformado há mais de uma década, demorou uma meia dezena de anos a decidir-se a regressar à prancheta e aos desenhos. Não sabe explicar qual foi o clique, apenas dá um palpite: “Talvez tenha dedicado mais atenção nessa altura às redes sociais, um fenómeno para mim relativamente novo, e se calhar vi que podia ir fazendo uma espécie de portfólio de cartoons e torná-los acessíveis a amigos e a conhecidos.”

Em 2014, criou então a página de Facebook de Os Grisalhos, com o subtítulo Doçuras e agruras da terceira idade, em que um casal senior comentava temas da atualidade ou da vida doméstica. Ela e ele não têm nomes próprios, “para melhor se identificarem com qualquer pessoa de características idênticas, os seniores que estão ali retratados”, explica o autor. Com a chegada da pandemia, Os Grisalhos tornaram-se monotemáticos. E a sua audiência cresceu muito. Se, no princípio, uma tira era vista por um máximo de 80 seguidores, hoje há casos que atingem as duas mil visualizações.

E, de tanto se meter com o SARS-CoV-2, o bicho deu-lhe o “troco” e infetou-o, como conta José Pestana à sua maneira. A 16 de janeiro passado, testou positivo. Não precisou de assistência hospitalar, mas, à exceção de dificuldades respiratórias, que não teve, passou por todos os sintomas típicos da Covid-19, durante 15 dias. “Um sabor esquisito na boca, meio estrume, meio argamassa, os olhos ardentes e colados, calafrios, falta de olfato, e sensação de grande cansaço”, relata. O coronavírus, além de não lhe deixar pista nenhuma sobre como se infetou, também lhe ofereceu um sintoma extra, que o cartoonista desconhecia: “Alterou-se-me a voz por completo. Fiquei com um fiozinho, parecia um ancião, praticamente não conseguia fazer-me ouvir.”

No resto, aconteceu o padrão. Embora também infetada, foi a mulher, Vera, quem dele cuidou, “com desvelos de fada Sininho”, elogia-a o doente assistido, já na posse do teste negativo e de um “cadastro sanitário limpinho”. Mas não é por ter passado pela Covid-19 que José Pestana se pergunta, hoje, caso a empreitada do “livrinho” surgisse agora, se avançava. “Provavelmente, não”, diz. E justifica: “As consequências trágicas da pandemia multiplicaram-se exponencialmente.” Aposta-se, porém, que as hesitações voltariam a ser ultrapassadas. Até porque o cartoonista acaba a conversa a recomendar “vivamente” uma leitura recente – a dos Poemas em Tempo de Peste, de Eugénio Lisboa (ed. Guerra & Paz, 88 págs., €11). Aos 90 anos, o poeta “mantém a pena afiada, combinando humor, raiva, sarcasmo e nostalgia”, resume. Num daqueles poemas, lê-se: “Lixe-se a melancolia, / refúgio de quem não luta, / e combata-se, de dia, / o vírus filho da puta!”

Mais na Visão

Mais Notícias

Sérgio Duarte desiste do “Big Brother 2024” e explica os motivos

Sérgio Duarte desiste do “Big Brother 2024” e explica os motivos

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

As tiaras da rainha Sílvia e das princesas Sofia e Victoria da Suécia

As tiaras da rainha Sílvia e das princesas Sofia e Victoria da Suécia

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

O elegante

O elegante "look" monocromático de Máxima dos Países Baixos

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Filha de Catherine Zeta-Jones usa vestido que a mãe usou há 25 anos

Filha de Catherine Zeta-Jones usa vestido que a mãe usou há 25 anos

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Intel apresenta computador neuromórfico, que funciona como cérebro humano

Intel apresenta computador neuromórfico, que funciona como cérebro humano

3 limites que todos os casais devem ter

3 limites que todos os casais devem ter

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

5 peças de roupa de que se deve livrar o mais rápido possível

5 peças de roupa de que se deve livrar o mais rápido possível

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites