Já faltou mais para podermos apanhar um táxi voador. A Enaire – uma entidade pública do Ministério espanhol dos Transportes, Mobilidade e Agenda urbana – anunciou que as cidades de Santiago de Compostela e Barcelona foram escolhidas para as provas de voo de dois protótipos de transporte aéreo já daqui a dois anos.
“Precisamos de levar a mobilidade urbana ao próximo nível: o espaço aéreo. E temos de o fazer da forma mais eficiente e sustentável possível”, afirmou o diretor-geral da Enaire, Ángel Luis Arias, numa conferência online intitulada “The future is waiting for us: the new air mobility”.
Arias explicou que a Enaire vai colaborar com dois projetos europeus que se estão a aproximar da fase de testes. À empresa espanhola caberá a gestão logística das provas de voo de táxis e outros veículos voadores com vista a permitir o transporte aéreo de pessoas e bens em áreas urbanas e semi-urbanas. O jornal espanhol El País avança ainda que os testes serão realizados em espaços abertos, através de plataformas de grandes dimensões e que, conforme o que for acordado entre a Enaire e o governo espanhol, os protótipos – que não são tripulados, assemelhando-se a drones – poderão mesmo transportar pessoas durante as provas de voo.
A Enaire procura, assim, abrir caminho a empresas privadas que queiram afirmar-se no mercado dos veículos aéreos.
“Na sua qualidade de empresa pública do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda urbana, a Enaire está disposta a atrair e ajudar tanto empresas do setor privado quanto organizações públicas que estejam interessadas em fazer com que Espanha se afirme na vanguarda do desenvolvimento deste novo setor”.
Sob a alçada do Horizon 2020 – o maior programa comunitário de pesquisa e inovação existente até ao momento – a Enaire vai possibilitar os testes dos protótipos da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL) e da multinacional de tecnologia Everis no espaço aéreo espanhol.
Esta não é a primeira experiência do género no país. No verão do ano passado, a Tecnalia, uma empresa espanhola de tecnologia, apresentou um protótipo de um táxi aéreo com piloto automático, capaz de transportar uma pessoa que pesasse até 150 kg. Com uma autonomia de 15km em 15 minutos, foi um sucesso nos testes.
O mercado de automóveis foi também influenciado por este sonho – cada vez menos distante – de construir um “carro com asas”. A Rolls Royce celebrou um acordo com a Airbus para a criação do CityAirbus. A Audi não ficou atrás e anunciou o Pop.Up Next, também em colaboração com o mesmo fabricante. Já a Uber, que tenciona levar os serviços de transporte privado ao próximo nível, fez uma parceria com o Bell Helicopter para lançar o tão badalado ‘Bell Nexus’.
O filme Regresso ao Futuro II mostrava táxis (e carros em geral) voadores, nas cenas “futuristas” de 2015. Aparentemente, não falhou por muito.