Com o confinamento provocado pela pandemia, Lisboa esvaziou-se das enchentes de turistas que já faziam parte da sua paisagem. Iñigo Sánchez, investigador da Universidade Nova, e a equipa do Sounds of Tourism foram para os principais pontos de interesse registar a mudança de sonoridade de uma capital hibernada.
O projeto tem o intuito de avaliar os impactos sonoros da massificação do turismo em Lisboa. Viu-se uma oportunidade na transformação do ritmo urbano. Os barulhos que antes caracterizavam a cidade, como o tráfego rodoviário, o ruído dos aviões, a música das lojas e bares e o fragor das grandes multidões poliglotas, deixaram de fazer parte do cenário.
Passou-se a ouvir o murmúrio da capital: o ruído dos ares condicionados, o zumbido elétrico dos semáforos, os sons mundanos das obras e das brigadas de limpeza. Os pássaros adquiriram uma nova presença nas ruas e praças desertas.
Aos poucos, a população local apoderou-se de lugares habitualmente lotados por turistas. Crianças a brincar na Baixa, gente a fazer exercício ao longo de uma Torre de Belém sem filas. A Mouraria deixou-se dominar pelo ruído característico da vida doméstica e os pavões fizeram-se ouvir para além das muralhas do Castelo.
Agora, as restrições foram levantadas nas zonas mais turísticas de Lisboa e o ruído urbano aumentou. Mas ainda é possível aproveitar uma cidade sem multidões em torno dos seus principais pontos de referência. E se quiser ouvir o que já passou, ficam para a posterioridade os postais sonoros, inspirados na tradição dos cartões postais, símbolos incontornáveis do turismo.
Os investigadores deste projeto pretendem saber se a reflexão induzida pelo confinamento introduziu mudanças num turismo mais sustentável e, por isso, vão passar nos mesmos locais e gravar esta fase de retorno à normalidade e regressar a eles daqui a seis meses para avaliar a evolução do ritmo urbano da capital.
Lisboa recebe, em média 4,5 milhões de turistas por ano e foi a cidade eleita como o melhor destino de fuga urbana do mundo pelo terceiro ano consecutivo em 2019 pelos World Travel Awards. O setor turístico gera 13,7 bilhões de euros na região e é responsável por cerca de 180.000 empregos, segundo a Associação de Turismo de Lisboa (ATM).