O site Portal da Queixou registou um total de 101 mil queixas em várias categorias – com Comunicações, Televisão e Media a liderar o ranking – e como era de esperar, os ginásios não escaparam. Durante o ano de 2019, o site registou 369 reclamações neste setor, um número que traduz um aumento de 64% em relação ao ano de 2018 (225 queixas), e só neste mês de janeiro o site já registou 34 queixas contra este tipo de estabelecimentos.
Segundo os dados do site, os ginásios com pior índice de satisfação são: o Fitness HUT, com 136 reclamações, o Fitness UP, com 50 reclamações, o Solinca Health Clubs, com 17, o Pump Fitness Spirit, com 20, e o Holmes Place, com 27. Todos tiveram uma prestação pior em relação ao ano anterior, com aumentos de percentagens a variar entre os 4% e os 625%.
A plataforma apresenta ainda os dados referentes aos principais motivos de insatisfação apresentados pelos clientes. A dificuldade em cancelar ou rescindir contratos lidera o pódio com 147 queixas, em segundo lugar, estão as cobranças indevidas através de débito direto (método de pagamento muito comum em ginásios) com 87. Em último, estão os problemas com mau atendimento ou falta de condições com 80 reclamações.
Apesar dos protestos, o Portal da Queixa, considerando as taxas de resposta e resolução às reclamações, classificou o Holmes Place, o Fitness UP e o Pump Fitness Siprit como as três marcas que registam o maior índice de satisfação atribuído pelos consumidores.
DICAS DO PORTAL DA QUEIXA PARA EVITAR PROBLEMAS COM GINÁSIOS:
Fidelizações
Antes de assinar qualquer contrato, leia-o muito bem. Deve esclarecer todas as dúvidas que possam surgir, junto da entidade. Se estiver perante uma cláusula que imponha a duração do contrato, esta não é ilegal ou inválida, desde que atribua ao consumidor uma vantagem económica como contrapartida.
Débitos diretos
Este é um tipo de pagamento muito comum nos ginásios, no entanto deverá sempre existir uma alternativa, que poderá ser por transferência bancária, referência de pagamento por multibanco ou por entrega em dinheiro. Poderá sempre utilizar como argumento as diretrizes do Banco de Portugal: o consumidor tem sempre liberdade de aceitar ou recusar o pagamento de débito direto. No fim, cabe ao consumidor a decisão de aceitar ou não o débito direto, tendo em conta que até pode compensar. É sempre recomendado verificar o extrato da conta todos os meses.
Rescisões de contrato
Se não existir vínculo contratual, será mais fácil rescindir. Basta uma comunicação por carta registada ou entregue no próprio ginásio, ficando sempre com um comprovativo. Se existir uma fidelização, tem de apresentar uma razão objetiva (não apenas referir situações de doença ou desemprego). Tem de invocar um motivo válido, caso contrário, pode ter uma penalização por parte do ginásio.