“Ouvimos dizer que a @goop estava a vender uma vela Smells Like My Vagina por 75 dólares. Por isso, fizemos uma vela Smells Like My Penis por 100 dólares, a refletir as disparidades salariais entre sexos no Canadá”, pode ler-se na página de Instagram da agência de publicidade canadiana que no início da semana lançou a vela.
Depois do sucesso de lançamento da vela da empresa de Gwyneth Paltrow, que alegadamente cheira à vagina da atriz, a agência TAXI decidiu disponibilizar uma vela com cheiro a pénis por 100 dólares (cerca de €90), 25% mais cara do que a homónima. Alexis Bronstoph, diretor executivo da TAXI, disse ao HuffPost Canada que a diferença de preços entre a vela da agência e a de Paltrow serve para chamar a atenção das pessoas para a discrepância salarial que continua a existir entre homens e mulheres nas fábricas do Canadá. De acordo com os últimos dados do Statistic Canada, as mulheres que cumprem um horário integral de trabalho ganham menos 12 cêntimos por cada dólar ganho pelos homens. Esta diferença aumenta para as mulheres indígenas, com deficiências ou imigrantes.
“Uma das nossa equipas teve a ótima ideia de criar a vela Smells Like My Penis para destacar as disparidades salarias entre sexos no Canadá”, referiu o diretor executivo da agência, citado pelo HuffPost Canada.
No entanto, a diferença salarial entre géneros não é apenas uma realidade isolada no Canadá. De acordo com o Fórum Económico Mundial, as mulheres recebem menos 37% do que os homens e, em alguns países, como o Iraque e a Síria, a diferença vai até aos 70%. Estima-se que a diferença salarial global leve 217 anos para se dissipar completamente.
Todos os lucros das vendas desta iniciativa serão revertidos a favor da Canadian Women’s Foundation, uma instituição que financia programas de redução da pobreza, integração e desenvolvimento das mulheres no Canadá.
No rótulo da vela pode ler-se: “A diferença salarial entre sexos cheira tão forte como sempre. Queime esta vela pelo aroma das mulheres que recebem cêntimos por dólar.”