O ex-futebolista internacional português Rui Jordão morreu hoje, aos 67 anos, disse à agência Lusa fonte do Hospital de Cascais, onde o antigo avançado estava internado, em consequência de problemas cardíacos.
O antigo jogador, natural de Benguela, destacou-se no Benfica, clube no qual iniciou a carreira, em 1971/72, e no Sporting, tendo disputado 43 jogos pela seleção portuguesa e marcado 15 golos, dois dos quais no Europeu de 1984, no qual Portugal foi eliminado nas meias-finais.
Jordão, que jogou também no Saragoça e no Vitória de Setúbal, onde terminou a carreira, em 1988/89, foi o melhor marcador do campeonato português nas épocas 1975/76 e 1979/80, tendo conquistado seis títulos de campeão nacional, três Taças de Portugal e uma Supertaça portuguesa.
O ex-avançado fez cinco temporadas no Benfica, registando 79 golos em 128 jogos. Depois de uma passagem breve pelo Zaragoza, Rui Jordão voltou para Portugal, jogando pelo Sporting durante dez temporadas, tendo um registo de 184 golos em 282 jogos.
As homenagens aquele que era conhecido como “Gazela de Benguela”,numa alusão à sua origem angolana, não demoraram a encher as redes sociai – incluindo as dos seus antigos clubes, Sporting e Benfica.