Promover a nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Tentar compreender como se sente. Só assim o poderemos ajudar melhor – esta a ideia primordial da iniciativa da Plataforma de Apoio aos Refugiados que quer saber como se sentiriam os alunos ds escolas portugueses se estivessem na pela de um refugiado.
Com o apoio da Direção-Geral de Educação, do Alto Comissariado para as Migrações e do Conselho Nacional de Juventude, a atividade que amanhã é levadas às escolas portuguesas é inspirada num projeto chamado What’s in my bag? ( O que está no meu saco, em inglês), e que decorreu na ilha grega de Lesbos.
Foi aí que o Comité Internacional de Salvamento, uma entidade criada em 1933 para reconstruir zonas de guerra e ajudar refugiados em mais de 40 países ( e por sugestão de Albert Einstein, também ele um refugiado!), pediu a refugiados com diferentes perfis para posarem para o fotógrafo Tyler Jump. E uma mãe, uma criança, um adolescente, uma família, um farmacêutico e um artista acederam a mostrar o que levavam nas suas mochilas.