1- Não espere para ser questionado
Muitos patrões estão acostumados a dizer as pessoas aquilo que têm de fazer. Crie valor ao antecipar aquilo que é necessário ser feito e fazê-lo sem que ninguém lhe diga para o fazer.
2- Ataque a doença, não os sintomas
Muitas vezes as empresas tentam resolver o problema. A maneira de se destacar é avaliar a causa principal do problema e fazer uma mudança sistemática que elimine o problema por completo.
3- Tente ser o que alivia a pressão e não aquele que a cria
O stress é algo natural no ambiente de uma empresa. O empregado ganha valor quando ajuda os colegas a aumentar os níveis de produtividade.
4- Faça um plano de trabalho e trabalhe o plano
Pensar e agir ao acaso faz com que se obtenham resultados medíocres. Ganhe valor adicionando estruturas efetivas e conduza a sua equipa com eficiência.
5- Faça o trabalho de casa
A criação de ideias é algo muito útil, mas nem todas as sugestões são benéficas ou apropriadas. Uma proposta errada pode causar distração e conduzir a equipa para um deslize. Você ganha valor quando trabalha as ideias antes de as implementar.
6- Tente ser mais esperto que o seu patrão
As pessoas nunca são infalíveis e até os líderes precisam de aprender. Tente trazer valor através de conhecimento que preencha alguns pontos desconhecidos pelo seu patrão.
7- Tente estar 5 passos a frente
Muitos trabalhadores não conseguem ver as tarefas que estão à sua frente. Tente resolver problemas mais rapidamente que os restantes para chegar primeiro à solução.
8- Tente agir com uma imagem global em mente
Pessoas que trabalhem sozinhas causam desafios para os outros que trabalham na empresa. Crie valores trabalhando a compreensão de como o seu esforço irá ter impacto com os restantes de modo a que haja conformidade.
9- Crie pontes, não bombas
Existem muitas pessoas que tentam sabotar o trabalho dos outros para se superarem dentro da empresa. Encoraje o sentimento de camaradagem e que juntos conseguem alcançar os objetivos.
10- Faça mais do que um trabalho específico
Uma empresa que tenha pessoas individualistas e especializadas, está em constante perigo de perder capacidade e experiência. Os empregados ganham valor quando aumentam a redundância do processo e do talento.
11- Crie um círculo de influência
Uma empresa em crescimento precisa de líderes. Inspire os outros a fazer as coisas acontecer, tanto a nível interno como externo.
12- Trabalhe à frente da ‘curva’
O futuro parece estar sempre muito próximo e sinais do que está para vir estão sempre presentes. Seja curioso com o futuro e considere o que está para vir nas suas ações e maneiras de pensar.
13- Comunique proactivamente e de forma eficaz
Ser ambíguo ou deixar as pessoas penduradas contribui para um ambiente de trabalho frustrante. Instigue conscientemente e tenha uma comunicação completa e objetiva, de modo a manter todas as pessoas informadas.
14- Saiba quando tem de liderar ou apenas seguir ordens
Um líder não pode liderar sempre se outros estiverem a crescer dentro da empresa. Encoraje outros a subir e tente apoiá-los.
15- Lute por aquilo que é certo e alcançável
A pessoa que luta sem ter bases, apenas causa consternação e gasta tempo. Lute por aquilo que acredita veemente e tenha um ponto de vista pragmático antes de tomar a decisão final.
16- Faça do seu local de trabalho, um bom lugar para trabalhar
Pessoas que trazem consigo o negativismo, baixam a moral e desmotivam o restante pessoal. Ajude a criar um ambiente positivo para que os outros se juntem a si.
17- Empregue tempo para aprender e trabalhar
Cresça a nível pessoal para ajudar a empresa a conseguir alcançar os seus objetivos.
18- Motive os seus colegas de trabalho e superiores
As pessoas precisam de ser encorajadas. Faça com que toda a gente se sinta bem com aquilo que fazem.
19- Instigue admiração pela empresa
Forneça uma imagem positiva que seja refletida a todos acerca da empresa.
20- Elogie a aparência dos seus colegas
Partilhe confiança com os seus colegas, mantendo-os com níveis de confiança e felicidade elevados.
21- Crie surpresas agradáveis
Estimule energia e criatividade no seu local de trabalho.
22- Solucione os problemas
As queixas são muito constantes no mundo dos negócios. Ponha de lado as reclamações e ajude as pessoas a se focarem na resolução.
23- Resolva as confusões
Até mesmo as pessoas que são mais produtivas deixam alguns detalhes de parte. Tenha a certeza de que a empresa está segura e protegida de possíveis descuidos.
24- Mantenha a vida de casa, em casa
A vida que temos em casa pode facilmente intrometer-se no local de trabalho, criando desconforto distrações. Estabeleça fronteiras e seja um exemplo de quem equilibra a vida em casa com a do trabalho para que os outros aprendam consigo.
25- Faça dos problemáticos trabalhadores competentes
Haverá sempre pessoas problemáticas. Tente fazer com que se tornem melhores pessoas no trabalho e consigam ajudar a alcançar os objetivos da empresa.
26- Ajude a resolver conflitos
O local de trabalho por vezes pode ser muito stressante. Ganhe valor ao travar situações de tensão e ajudar as pessoas a voltarem a ter comportamentos civilizados.
27- Envolva-se em discussões úteis
Traga para a mesa de discussão, ideias importantes, até mesmo quando estão contra a visão da maioria das pessoas.
28- Faça as coisas parecerem fáceis, mesmo quando elas não o são
Desenvolva tarefas sem problema, inspirando os outros a aumentar o seu desempenho.
29- Não se limite a fazer, ensine
As empresas precisam de pessoas capazes de ajudar os outros a crescer.
30- Tente gerir os obstáculos como se fossem oportunidades
Tome esses problemas em algo positivo e entusiasmante.
31- Influencie toda a gente
Promova a empresa, tente gerir oportunidades.
32- Influencie muitas vezes, e manipule quando necessário
Encoraje as pessoas a atingirem os seus objetivos e a ultrapassarem os seus medos interiores.
33- Deixe exemplos para o futuro
Frequentemente as empresas movem-se tão depressa que estão constantemente a reinventar a roda. Documente aquilo que funciona e incentive para que isso volte a funcionar.
34- Cative colegas valiosos
Estes são muito difíceis de encontrar. Tente ser um exemplo para eles progredirem consigo.
35- Assuma os valores centrais da empresa
Demonstre aos outros o comportamento e as atitudes que irão levar todos a atingir o sucesso.