1 – EXPLORAR AS REDONDEZAS
Arranje um mapa do sítio onde está e passe à ação. Não há melhor forma de conhecer do que ir pelo próprio pé – e assim todos põem em prática as noções básicas de orientação, além de aprenderem a traçar rotas. Mesmo que tenha ficado em casa, não se acanhe e seja turista na sua região por um dia.
2 – IR DE BICICLETA
Ou de skate. Ou de trotinete. Não importa o destino, mas o meio. Um simples passeio torna-se assim mais divertido, saudável e desafiador.
3 – VISITAR O QUARTEL DOS BOMBEIROS
Não há miúdo, ou miúda, que não admire de forma quase cega os condutores destes carros vermelhos com sirenes e escadas para todo o serviço. Agarre neles e procure o quartel mais próximo. Com um sorriso e simpatia, não só lhes abrem a porta como os deixam sentar ao volante, para a fotografia.
4 – CONSTRUIR UMA CASA DE ÁRVORE
É verdade que é preciso ter por perto uma árvore de confiança – e olhos de ver. Procure junto à casa dos avós ou dos tios por uma copa que esteja mesmo a pedir uma casa igual à do Tom Sawyer e ponha mãos à obra. Arranje umas tábuas, pregos e martelos, e eles vão ter diversão até ao fim das férias.
5 – ACAMPAR POR UMA NOITE
Sim, a ideia é esquecer o conforto por um dia e irem todos acampar. Mas conte com eles para ajudar a montar tudo, leve roupa quente e confortável para passar a noite o melhor possível e se for preciso volte a casa de manhã. Se tiver jardim ou quintal, pode sempre deixar que acampem… sozinhos.
6 – LANÇAR UM PAPAGAIO DE PAPEL
E façam-no, primeiro. Pode reciclar o que tiver por perto: um saco de lixo ou uma toalha de papel, estacas em bambu ou pauzinhos chineses para o papagaio ficar direito e uma corda de nylon. O essencial é que a estrutura se mantenha leve, de forma ir pelo ar com um pouco de vento. A ver quem consegue mantê-lo a voar mais tempo.
7 – FAZER UM PIQUENIQUE
Os mais pequenos adoram quebrar a rotina: prepare uma refeição leve e simples para comer em família fora de casa e vá à procura do local ideal. Já sabe: evite alimentos que se estragam com o calor. E divirta-se.
8 – VER O SOL A NASCER
Na praia, no monte, lá ao fundo da paisagem. Procure saber a hora certa em que vai despontar, arranje mantas para ninguém ter frio e levantem-se a tempo. Ah!, e não se esqueça de contar quanto tempo o sol demora aparecer por inteiro.
9 – APRECIAR AS ESTRELAS
Numa outra noite, em que não seja preciso deitarem-se tão cedo, procure mostrar-lhes o céu. Se estiverem longe da cidade, há de certeza muito menos luz artificial e mais estrelas para observar. Ajude-os a completar as constelações ou contem estrelas-cadentes. E não se esqueçam de pedir um desejo por cada uma.
10 – CAMINHAR AO AR LIVRE
Só é preciso de roupa e sapatos confortáveis, um chapéu, água e protetor solar. De resto, é o exercício mais fácil para todos: não exige nenhuma habilidade especial, não tem restrições de idade e é grátis. Dizem todos os estudos que faz bem ao corpo e à mente. De que estão à espera?
11 – SENTAR-SE À VOLTA DE UMA FOGUEIRA
E contem histórias. Ou saltem por cima do lume, como nos santos populares. Ou sentem-se só em roda, mesmo sem lume, só com lanternas, a cantar as músicas de que gostam mais. Também podem ser anedotas, claro. É o que ditar a imaginação.
12 – DESCOBRIR AVES
Se já é tarde para ir para a praia, procurem ir passear para um local mais fresco e conhecer a passarada local. Saiba que o país tem excelentes condições para ver os bichos no seu habitat natural, seja na costa ou na montanha e que há muito mais para ver do que pardais, pombos e melros. Entre os residentes e os que estão de passagem, estima-se que em Portugal haja mais de 500 espécies.
13 – VIAJAR DE COMBOIO
Ou de barco, ou de burro. Vale quase tudo menos o meio de transporte habitual. Escolha um destino desconhecido e aproveitem para saborear todos os momentos do passeio. Será mais uma aventura que eles não vão esquecer.
14 – ESCREVER E ENVIAR CARTAS
Para os avós, tios, primos, colegas da escola, amigos que vivem na vizinhança… Há sempre alguém de quem temos saudades enquanto estamos fora – e que gostariam de saber por onde andamos. Os mais crescidos podem escrever sozinhos; os mais novos devem contar com a sua ajuda. E depois, vão todos pôr a carta no correio.
15 – MONTAR UM ÁLBUM DE FÉRIAS
Mesmo que não tenha uma máquina fotográfica, ou se a deixou esquecida no móvel de entrada da casa, todo e qualquer telemóvel de hoje tem uma câmara incorporada. Assim, não se esqueça de guardar estes momentos para mais tarde recordar: convide-os a anotar o que mais gostaram em cada momento e não se esqueça de compor tudo… quando regressarem a casa.