Investigadores do Yahoo Labs e da Tech Georgia dedicaram-se a analisar a relação entre os filtros usados e os resultados em termos de “gostos” e comentários no Instagram.
E embora possa ser moda usar a hashtag “#nofilter” ou “#semfiltro,”, os filtros podem mesmo, segundo esta investigação, fazer a diferença. Por exemplo, fotos com filtros têm 21% mais hipóteses de serem vistas e 45% mais probabilidade de receberem comentários.
Os filtros que adicionam contraste, exposição e calor à imagem reveleram-se particularmente bem sucedidos. Já os que dão à foto um ar envelhecido têm um impacto positivo no número de visualizações, mas não no de comentários. O contrário acontece com filtros de alta saturação: Menos visualizações e mais comentários.
Neste caso, por “visualizações”, os investigadores referem-se às contabilizadas pela aplicação do Flickr, o popular site de partilha de imagens, onde muitos utilizadores do Instagram mostram as suas fotos depois de as editarem.
Para chegar a estas conclusões, os investigadores entrevistaram 15 utilizadores regulares tanto do Instagram como do Flickr sobre os seus hábitos de edição e utilziação de filtros e analisaram 7.6 milhões de fotos partilhadas quer através da aplicação do Flickr ou do Instagram.