Imagine que se encontra à espera do autocarro ou a realizar uma viagem de metro. Com esta aplicação, esse tempo pode ser rentabilizado .A Fairtime, uma nova aplicação espanhola, para já disponível apenas para Android, permite que os seus utilizadores vendam os seus tempos mortos a empresas.
Ao descarregar a Fairtime, o utilizador tem de definir um perfil de gostos e de interesses que possam chamar a atenção das empresas presentes na aplicação. Depois deste processo inicial, o utilizador decide quanto tempo quer vender, podendo optar entre três, cinco ou 10 minutos. A este passo segue-se a ação das marcas, que localizam os utilizadores consoante as preferências predefinidas, procurando os que se encaixam no seu nicho de mercado. A aplicação apresenta um máximo de cinco pedidos de empresas que lhe pedem para gastar tempo com os seus conteúdos, sendo que a escolha compete unicamente ao utilizador. Um género de publicidade dirigida, onde a marca paga pela atenção cedida pelo utilizador.
Os utilizadores da Fairtime podem ainda optar por disponibilizar tempo a organizações não-governamentais. “O objectivo da Fairtime com as ONG’s é pô-las em contacto com pessoas que as possam ajudar na sua atividade”. A aplicação fala em “micro voluntariado”, onde o tempo disponível é aplicado consoante o objetivo de cada instituição.
Quando ao pagamento, a partir do momento em que se acumulam 10 euros, a Fairtime transfere a quantia para a conta bancária indicada pelo utilizador. O site da aplicação diz mesmo que para quem a utilize uma vez por dia, é possível ter um “capricho” por mês. E tendo em conta que os números dizem que olhamos para o telemóvel cerca de 150 vezes por dia, a meta pode estar mais próxima do que parece. Para já, a aplicação só está disponível em Espanha.