A história de Axelle Despiegelaere está a desenrolar-se depressa: Num dia, era apenas uma jovem de 17 anos, a torcer pelo seu país, nas bancadas do Maracanã, que chamou a atenção dos fotógrafos pela sua beleza; no outro, uma estrela na Internet, com centenas de milhares de seguidores no Facebook e um contrato assinado com uma marca de cosméticos. Mas, uma foto infeliz que partilhou na rede social, em que se mostra ao lado de um animal morto, comentando que a “a caça é muito mais importante do que uma questão de vida ou morte” já teve duas consequências: um coro de críticas e, segundo o Business Insider, o fim do contrato com a L’Oreal.
Ao The Independent, a marca adianta que o contrato foi “concluído”: “A L’Oreal Professionnell Bélgica colaborou com ela em termos específicos para a produção de um vídeo para uso nas redes sociais na Bélgicas”, esclareceu um representante. “O contrato já foi concluído”.
Apesar de o porta-voz da marca recusar comentar se essa conclusão do contrato se fica a dever ou não à fotografia, confirmou que a empresa está a par da imagem polémica e fez questão de sublinhar que a L’Oreal já não efetua testes em animais.