A campanha anti-racismo que invadiu as redes sociais desde domingo à noite, e que tem contado com a participação de várias figuras públicas, foi pensada pela equipa de marketing do jogador Neymar. A ideia nasceu há duas semanas, depois de Neymar ter sido vítima de racismo durante um jogo entre o Barcelona e o Espanyol e esperava apenas uma oportunidade para ser posta em prática. A oportunidade acabaria por surgir no passado domingo, mas o alvo (e protagonista) foi o companheiro de equipa Daniel Alves, a quem foi atirada uma banana. Sem hesitação, o defesa-lateral do Barcelona apanhou a fruta e comeu-a, num gesto que foi imediatamente apoiado por Neymar nas redes sociais.
Em entrevista ao site da revista Veja, o publicitário Guga Ketzer, sócio da agência responsável, negou já que aquele momento tenha sido orquestrado. “O Neymar ia comer, mas como foi o Dani, maravilha também”, afirmou.
O defesa-lateral do Barcelona afirmou já esta terça-feira que espera que a repercussão do incidente racista de que foi alvo no passado domingo “sirva para por fim a este tipo de atitudes” no futebol e no Mundo. “Espero que toda a repercussão, que começou como uma piada sem preocupações, dê resultado”, afirmou o brasileiro ao Jornal Nacional Globo Esporte.
Dani Alves recusa ter a condição de vítima no incidente e mostra-se “feliz por estar em condições de contribuir, de alguma forma, para melhorar o Mundo”.