A secção “Living Well On Location” do Huffington Post explora a beleza e diversidade brasileiras, que está presente no imaginário da maior parte do mundo, principalmente desde que a FIFA escolheu o Brasil para ser o palco do Mundial de futebol de 2014 e o Rio de Janeiro para sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Para além da hipótese de poder acompanhar de perto as competições desportivas e as festividades a elas associadas, visitar o maior país da América do Sul pode dar-lhe algumas lições sobre como viver bem e de forma saudável. Ora veja:
-
As celebrações são constantes
O Carnaval é uma festividade que leva ao Brasil milhares de pessoas de todo o mundo, atraídas pelos trajes arrojados e danças em cortejo ao som do samba contagiante. Mas esta não é a única grande celebração do país: o São João do Nordeste e a festa de Final de Ano são duas das festividades que juntam o espírito de comunidade e a expressão artística.
-
Existe um grande culto do exercício
O Brasil tem a maior indústria de ‘fitness’ do mundo a seguir aos Estados Unidos. O culto do corpo é uma parte importante da cultura do país também fora do ginásio, com a prática de vários desportos, muitos deles na praia. Os benefícios para a saúde das práticas quotidianas são evidenciados nas estatísticas, que apontam para níveis de baixos de peso e índices de massa corporal.
-
Os brasileiros são otimistas
A ideia de adaptação e desenvoltura para superar os obstáculos é uma característica especial da população brasileira. “A gente dá um jeito” é uma expressão frequente que traduz a cultura brasileira do dia-a-dia, como forma de as classes menos abastadas lidarem com o sistema burocrático ineficiente e muitas vezes corrupto.
-
Beber sumo natural é uma prática quotidiana
O país é rico em variedade de frutas cultivadas, devido à grande biodiversidade da Amazónia e culto agrícola do interior. O consumo de sumos naturais é uma prática recorrente. Pequenas lojas, abastecidas com todos os tipos de fruta, repetem os pedidos em voz alta. Estes bares também vendem comida menos saudável mas, regra geral, a comida mais nutritiva é também a mais barata e acessível.
-
A beleza da arquitetura
O país alberga uma imensa beleza física, desde as vistas do topo do Corcovado às cataratas do Iguaçu, passando pelo rio Itaquai, na Amazónia. Mas existe também uma rica tradição arquitectónica, popularizada pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Este é responsável por alguns dos mais belos edifícios do país, bem como pelo plano da capital, Brasília.
-
A multiculturalidade
A diversidade de culturas presentes no Brasil é muito vasta. Para além dos povos indígenas, são comuns as descendências africana, italiana, japonesa, coreana e, está claro, portuguesa. A população brasileira é, assim, composta por um ‘mix’ único, onde a diferença de culturas e tradições é respeitada.
-
O café é a bebida nacional
O tempo quase pode ser medido pelos cafés que são tomados ao longo do dia. Este é um dos principais produtos de exportação produzido no país, mas também de consumo interno generalizado. Em média, cada brasileiro bebe 5,8 quilos de café por ano. Esta prática pode ajudar a evitar doenças cardiovasculares, prevenir diabetes, cancro e ainda depressão.
-
A desigualdade está a diminuir
O fosso entre pobres e ricos é grande e a diminuta mobilidade entre classes é uma fonte de desigualdade na história do país. Mas esta tendência começa a mudar aos poucos. A taxa de desigualdade está a descer cerca de 2,2% por ano, de acordo com o Centro de Políticas Sociais da Universidade de São Paulo. A taxa de pobreza também tem descido 7,9% anualmente, e entre 2000 e 2009 registou-se um aumento em 60% nos gastos com a educação secundária.
-
A diversidade musical
No Brasil, a diversidade de estilos agrega samba, pagode, axé, forró e brega no Nordeste; MPB, rap e funk carioca nas grandes cidades; e a tropicalia e bossa nova dos anos 60. Para além disso, as grandes celebrações são sempre acompanhadas por eventos musicais, muitos deles com o objetivo de angariar fundos para causas sociais.
-
Ir á praia é um direito
O Brasil possui a maior costa marítima da América do Sul e o acesso às praias é visto como um direito cívico. Estes espaços devem ser públicos e acessíveis a todos, de forma democrática. Esta questão faz sentido, porque os norte-americanos estão habituados a que muitas zonas de costa sejam vedadas ao público. Frequentar as praias é sinónimo de bem-estar e estudos provam que as populações que vivem perto do mar são geralmente mais saudáveis.
-
A família é valorizada
Apesar de as estruturas familiares terem cada vez menos membros e estes viverem mais longe uns dos outros, devido à crescente urbanização do país, os brasileiros mantêm fortes laços familiares e ligações à cultura nacional. As relações próximas com familiares e amigos são um dos mais importantes indicadores de longevidade e felicidade, e a cultura brasileira favorece esse contacto.