Capacidade de adivinhar o futuro? Não, é muito mais simples que isso. O que a Dataminr For News faz é utilizar vários algoritmos para determinar se determinada informação vai ter grande relevância ou não.
Tudo começa com a análise de tweets feitos sobre determinado assunto e tendo como base critérios como a geolocalização, a ferramenta ainda junta fotografias e vídeos que possam estar relacionados com o tema. A partir daí esta nova ferramenta alerta o utilizador caso a história analisada tenha importância e ainda não tenha sido muito divulgada.
Criada pela Dataminr, juntamente com o Twitter e a CNN, a aplicação vem ajudar no trabalho dos jornalistas e fazer com que qualquer pessoa ande sempre em cima do acontecimento mais badalado. A aplicação já foi testada por alguns repórteres da CNN e caracterizam-na como uma valiosa fonte de reportagens.
Ted Bailey, o CEO da Dataminr, vê a Dataminr For News como uma ferramenta que está em clara vantagem relativamente às suas concorrentes, pois pode ser utilizada em qualquer altura, mesmo se o jornalista não estiver à procura de informação. Para além disso, permite ainda ficar a par de relatórios e estudos publicados nos mais variados meios de comunicação ou até de conteúdos divulgados por jornalista-cidadãos.
Para já prevê-se que a ferramenta esteja disponível através de um pagamento, mas os grupos empresariais podem vir a usufruir de um custo mais reduzido.