Foram necessárias apenas 24 horas para a Sony vender mais de um milhão de Playstations 4, nos Estados Unidos e no Canadá. O número, registado em dia de lançamento, impressiona e representa um recorde para o fabricante nipónico. Só a Playstation 2 tinha conquistado tantos utilizadores em tão pouco tempo e em apenas duas regiões do mundo. Os primeiros números de vendas na Europa confirmam este início muito auspicioso. Em Portugal, a consola chegou às lojas a 29 de novembro – um mercado que a Playstation (em todas as versões) domina. A Playstation 4 (PS4) vem juntar-se à Wii U, da Nintendo, e ganha vantagem à Xbox One (a mais recente geração da consola da Microsoft) que só chega a Portugal “algures” no início do próximo ano e que, no dia de lançamento mundial, a 22 de novembro, também ultrapassou o milhão de vendas. Mas, afinal, o que distingue estas propostas?
Playstation 4 – 399 euros
A mais recente geração da consola da Sony foi redesenhada para ser mais pequena e bastante mais fina. Mas é no interior que as diferenças são maiores. A esperada melhoria dos componentes eletrónicos traz, em última análise, a possibilidade de jogar títulos com melhor qualidade (mais resolução). Isto, claro, em termos gráficos e de fluidez de jogo. Algo que já é possível detetar nos primeiros títulos disponíveis, mas ainda sem grande impacto. O que é comum, visto estarmos perante jogos de primeira geração que ainda não tiram todo o partido das potencialidades da consola. A Sony não abdicou da unidade de Blu-Ray, introduziu novas interfaces (USB 3.0, por exemplo) e também redesenhou o gamepad, que é agora bastante mais ergonómico. Em termos visuais, a interação também se revela diferente. Toda a interface que liga o jogador à PS4 tem novo aspeto e tudo está centrado nas atividades mais recentes. Como no passado, os serviços mais populares (os de vídeo, por exemplo) não estão disponíveis em Portugal. E é nos serviços que está a maior diferença para os jogadores: a partir de agora, é preciso pagar para jogar online. Existem vários modelos de subscrição disponíveis (mensal, trimestral e anual) e esta estratégia é igual à que a Microsoft já segue com a Xbox360.
Xbox One – preço a anunciar
Wii U – 299 euros (Wii U Pack Premium 32GB [Preta] + Nintendo Land)
Depois do grande sucesso da Wii, que deu à Nintendo a liderança mundial no segmento, o fabricante japonês teve de lidar com a receção pouco calorosa dos jogadores à Wii U (a consola está no mercado português há mais de um ano). O conceito de ter um grande comando com ecrã tátil integrado, que emprestava toda uma nova interatividade aos jogos, não conquistou o sucesso antecipado pelo fabricante e a consola continua a lutar para alcançar um lugar de destaque. Não há dúvida de que esta plataforma é bastante inovadora e o catálogo de jogos está recheado de clássicos com milhões de seguidores. No entanto, a experiência de jogo do novo comando não foi motivo suficiente para convencer o público, faltaram os títulos que tirassem partido da tecnologia e o preço também não estimulou a compra. Continua a ser um sistema focado na diversão e na facilidade de interação, mas falta-lhe mais ecossistema.