O secretário de Estado da Economia foi demitido, esta terça-feira, pelo primeiro-ministro, avança o Jornal de Negócios. Em causa estarão divergências de fundo com o ministro da Economia, António Costa Silva.
João Neves integra o Governo desde 2018, tendo sido até 2019 secretário de Estado Adjunto e da Economia. Antes disto foi administrador da empresa Bial, chefe de gabinete do ministério da Economia e da Inovação (2005 a 2007) e diretor-geral da empresa do ministério da Economia (2004 a 2005).
A remodelação (que se espera que seja oficializada entre hoje e amanhã) não deverá ficar por aqui. Ainda segundo o Jornal de Negócios, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques – acusada de “usurpação de poderes” – também estará de saída.
Recentemente, João Neves entrou em choque publicamente com o ministro por causa da descida do IRC transversal a todas as empresas. “Um sinal extremamente importante” no atual contexto de inflação, na perspetiva do responsável pela pasta, mas que o secretário de Estado chegou a considerar ser um “erro”. Também a secretária de Estado do Turismo se pronunciou sobre o assunto, sugerindo, numa entrevista à agência Lusa, que a responsabilidade sobre esta medida seria exclusivamente do primeiro-ministro.