Patron tornou-se famoso nos últimos dias pela sua ajuda na Guerra na Ucrânia. O Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia publicou nas suas redes sociais várias imagens do cão de dois anos que já conseguiu detetar cerca de 90 bombas graças ao seu olfato privilegiado.
“Novidades do Patron! O nosso cão militar – a mascote de Chernihiv – continua a servir! Desde o início da guerra, ele e os sapadores da SES retiraram quase 90 explosivos. Obrigado, meu amigo, pelo trabalho incansável”, escreveu o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia no telegram, partilhando um vídeo do cão.
Patron, um Jack Russell, é membro da equipa ucraniana de especialistas antibomba e anda sempre protegido com um colete de explosivos, acompanhando a equipa no terreno.
O elemento mais pequeno do grupo viralizou nas redes sociais, com várias partilhas de fotografias do cão, assim como um vídeo que mostra o pequeno em ação.
A Rússia lançou, a 24 de fevereiro, uma ofensiva militar na Ucrânia, depois de meses a concentrar militares e armamento na fronteira com a justificação de estar a preparar exercícios. A ofensiva russa causou já a fuga de mais de dez milhões de pessoas, mais de 3,5 milhões das quais para os países vizinhos, de acordo com os mais recentes dados da ONU — a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Segundo a ONU, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.