Professor de História Moderna e diretor do Centro para o Estudo da Propaganda e da Guerra da Universidade de Kent, Inglaterra, David Welch, 72 anos, falou com a VISÃO em Lisboa, onde esteve como orador convidado na conferência da Faculdade de Ciências Humanas da Católica dedicada aos média e à propaganda.
As principais mensagens em tempo de guerra mudaram do século passado para este?
Apesar de os meios de comunicação terem mudado muito, as mensagens são bastante parecidas. A primeira é: conhece o teu inimigo, quem estamos a combater. A segunda é: porque estamos a combater. Neste aspeto, a I Guerra Mundial muda tudo. Antes, a propaganda de guerra era associada à opinião das elites – os exércitos não eram de massas, mas profissionais que normalmente combatiam fora das cidades, pilhavam e violavam, traziam para casa os despojos. Com a I Grande Guerra, os governos tiveram de ter em consideração o impacto das suas decisões nas famílias, muitas mulheres estavam a votar pela primeira vez… A opinião pública torna-se importante por oposição à opinião da elite. Isso vai mudar a natureza da propaganda.