Que impacto pode ter um rapaz, de t-shirt e calças de ganga, a segurar um cartaz no meio da rua com uma frase com que muitos se podem relacionar, parado e em silêncio? Para Seth Philips, também conhecido como DudeWithSign [Rapaz Com Cartaz], muito, já que foi assim que ganhou fama e milhões de seguidores no Instagram.
Apesar de as suas fotos a segurar cartazes com mensagens serem muito conhecidas no mundo online, esta história começou por ser uma brincadeira para uma campanha de marketing. Em outubro de 2019, Seth Phillips e o fundador da Jerry Media (uma empresa de conteúdo e publicidade que opera várias contas do Instagram) Elliot Tebele, tiveram a ideia de ir para as ruas do bairro SoHo, em Nova Iorque, com um cartaz de cartão que tinha escrito “Parem de fazer “responder a todos” quando recebem e-mails gerais da empresa”.
Originalmente, a foto era direcionada apenas para a conta do Instagram de Tebele. Contudo, depois de o empresário partilhar o segundo cartaz – que dizia “Seinfeld é muito melhor que Friends” – em frente a um outdoor de “Friends”, o número de seguidores começou a aumentar e ambos perceberam que esta brincadeira tinha muito potencial.
Quatro meses depois da sua criação, a conta de Instagram DudeWithSign atingiu mais de 4 milhões de seguidores, contabilizando agora mais de 8 milhões. Mas a fama não se ficou pela Internet: “Geralmente, as esquinas enchiam-se de pessoas em minutos e toda a gente ficava com os telefones na mão”, conta à Forbs.
“Trabalhamos num espaço bastante divertido e criativo. Assim que a conta [DudeWithSign] nasceu, mais ideias começaram a surgir”, explica Phillips. “Com estas mensagens, tentamos criar algo engraçado que seja relacionável e sobre o qual as pessoas não falem particularmente. Tentamos ter cada um desses elementos enquanto atraímos todo tipo de pessoas, o que é uma grande parte do motivo pelo qual acho que a conta acumulou tantos seguidores”, continua.
Estes cartazes com mensagens tornaram-se tão famosos que passaram a ser uma forma de publicitar produtos, empresas e serviços.
Antes de se mudar para a cidade de Nova Iorque para trabalhar para a What Do You Meme como criador de conteúdos, Phillips, de 26 anos, viajou pela Austrália após formar-se em Marketing pela Midwestern State University, em Wichita Falls, Texas, nos EUA. Mais recentemente, Seth Phillips lançou também uma coleção de NFT.