Darren Harrison, de 39 anos, ficou conhecido como o homem que, sem experiência de voo, aterrou um avião em segurança. O incidente aconteceu no passado dia 11, no Aeroporto Internacional de Palm Beach, na Florida.
“Só quando aterrei e que me apercebi do que tinha acontecido”, disse Harrison, em entrevista ao programa TODAY da NBC. “Eu estive sempre calmo e controlado porque sabia que era uma situação de vida ou morte”.
“Alguém me perguntou no outro dia qual era minha frequência cardíaca ou a quanto eu achava que minha frequência cardíaca estava quando tudo isto estava a acontecer e eu disse que provavelmente na casa do 90. E quando já tinha passado tudo? E eu disse que provavelmente era 160”, conta.
“Ou fazes o que tens a fazer para controlara a situação ou morres”, relata, convictamente. “E foi o que eu fiz.” Depois do incidente, o passageiro revelou que já teve pesadelos com este acontecimento, mas que está bem.
Darren Harrison estava a voltar de uma viagem destinada à pesca, nas Bahamas, a bordo de um Cessna, com outro passageiro e um piloto. Este herói acidental, sem qualquer experiência de voo, conseguiu aterrar no aeroporto da Flórida, há uma semana, quando se percebeu de que algo se passava com o piloto. “Tenho uma situação séria aqui”, comunicou o passageiro à torre de controlo. “O meu piloto ficou incoerente e não faço ideia de como pilotar um avião”.
Um controlador de tráfego aéreo começou a dar instruções ao passageiro sobre como fazer aterrar o avião. “Tente manter as asas niveladas e veja se pode começar a descer. Empurre os comandos para a frente e desça a uma velocidade muito lenta”, explicou o homem. “Tente seguir a costa para o norte ou para o sul. Estamos a tentar localizá-lo”, acrescentou.
O desfecho foi feliz e o momento foi partilhado nas redes sociais, sendo que a aterragem realizada pelo passageiro já foi definida por profissionais da área como um “ótimo trabalho”.