Um dos rios mais sagrados da Índia, o Yamuna – um afluente do rio Ganges – está coberto com uma espuma tóxica, proveniente de uma mistura de resíduos de esgotos e industriais. No entanto, isso não impediu vários habitantes da cidade de se banharem nas águas poluídas do rio, na celebração do Chhath Puja, um festival religioso hindu de quatro dias, em honra do deus do sol Suria.
De acordo com especialistas, a espuma tóxica que se acumulou no rio tem altas concentrações de fosfatos e tensoativos (substâncias presentes em detergentes e outros produtos) o que pode resultar em problemas respiratórios e cutâneos. Adicionalmente, grande parte da população depende da água do rio para beber, tomar banho ou regar as suas colheitas, tendo as autoridades locais afirmado que o surgimento da espuma já causou perturbações no abastecimento de água a algumas partes da cidade.
No entanto, os devotos hindus afirmam “não terem opção” senão entrarem nas águas poluídas, uma vez que se trata de importante ritual religioso. “A água está extremamente suja mas não temos muitas opções. É um ritual tomar banho no rio, por isso viemos aqui para tomar banho”, diz o habitante de Nova Deli Gunjan Devi.
Os habitantes culpam o governo indiano e os serviços de tratamento de águas pelo estado em que está o rio Yamuna, um dos mais poluídos do país, que flui pela capital Nova Deli, devido à alta densidade populacional e às grandes quantidades de poluentes que são libertadas diretamente no rio. As autoridades indianas têm feito promessas para limpar o rio e melhorar a qualidade da água, até agora sem sucesso.
De acordo com um relatório de um comité do governo dedicado à conservação do rio Yamuna, apenas 2% do caudal do rio atravessa a capital, mas Nova Deli contribui com cerca de 76% da carga total de poluição do rio. O Yamuna, que no início do século XX era azul e cristalino, é agora de um tom cinzento, com resíduos acumulados nas margens, e as aparições de espuma tóxica têm sido uma constante. Os altos níveis de poluição fazem ainda com que a porção do rio que atravessa Nova Deli seja “ecologicamente morta”, não tendo qualquer espécie de peixes ou aves aquáticas, segundo Bhim Singh Rawat, da Rede Sul-Asiática de Barragens, Rios e População (SANDRP).
Este é mais um problema ambiental para os habitantes de Nova Deli, que estão a viver numa cidade que tem a pior qualidade do ar de todas as capitais do mundo, e está a ser presentemente afetada por uma nuvem espessa de smog tóxico. De resto, uma situação semelhante já tinha acontecido em 2017, quando grandes formações de espuma cobriram o lago Varthur, e invadiram as ruas da cidade de Bangalore depois de terem sido transportadas pelo vento. A espuma formou-se depois de chuvas pesadas durante a época das monções terem agitado as águas poluídas.