O merchandising associado à campanha de Donald Trump para as presidenciais deste ano continua a dar que falar. Há poucos dias, viu o Facebook remover os anúncios que continham um triangulo vermelho invertido. Tudo por causa dos muitos protestos que logo apontaram a semelhança com o símbolo que os nazis usavam para identificar os judeus. Agora, é a venda de camisolas com um logótipo que em tudo faz lembrar as mais representativas insígnias dos mesmos nacionais-socialistas.
Disponível tanto para homens como para mulheres, a camisola de manga curta, 100% algodão, à venda por 30 dólares (pouco mais de 25 euros), leva estampadas as palavras “America First”. E em baixo está a imagem de uma água a olhar para a esquerda. Está igualmente de asas abertas, enquanto as suas garras seguram uma versão circular da bandeira americana.
“Para que todos saibam em quem estão a votar em 2020”
Segundo o site da campanha, é um produto “feito com orgulho nos EUA”. E apela aos potenciadores para mostrarem o seu apoio à reeleição do presidente em exercício com uma mensagem muito particular. Ou seja, “Para que todos saibam em quem estão a votar em 2020”. Seguido de “finalmente temos um presidente que coloca a América em primeiro lugar”.
A associação ao símbolo que Adolt Hitler escolheu para emblema do partido nacional-socialista – e que foi adotada pelos neonazis de todo o mundo – foi imediata. É verdade que a águia tem sido um símbolo americano há mais de dois séculos. Mas, na versão concebida em 1782, tem um ramo de oliveira na garra direita a representar a paz. E ainda um pergaminho no bico com o lema E Pluribus Unum, que significa “entre muitos”.
A comparação entre as imagens, que está um pouco por todo o Twitter, não deixa margem para muitas dúvidas. Mas à Newsweek, a campanha de Trump disse apenas que a alegação é “completamente idiota”.