O Conselho Nacional (dos EUA) de Segurança nos Transportes divulgou o conteúdo das comunicações entre a torre de controlo de tráfego aéreo e o piloto do helicóptero em que viajava Kobe Bryant e outros sete passageiros. Segundo a instituição, o piloto, Ara Zobayan, avisou que ia subir de altitude, para evitar uma camada de nuvens baixas. Quando o controlador de tráfego aéreo lhe perguntou logo de seguida o que pensava fazer, já não obteve resposta.
Aparentemente, o helicóptero ter-se-á despenhado pouco depois da comunicação de Zobayan, numa altura em que este estaria já a tentar ascender. O mais estranho é que o radar indica que o aparelho subiu mesmo, a uma altitude de 700 metros, antes de começar a descer para a esquerda. Dois minutos depois do último contacto do radar, o helicóptero embateu no solo com enorme violência. Os destroços ficaram espalhados por uma área superior a 150 metros.
O acidente aconteceu também poucos minutos depois de o piloto ter recebido autorização especial para continuar a voar em condições de reduzida visibilidade. Essa autorização é solicitada muitas vezes pelos pilotos, embora não seja uma prática recomendada. O piloto do helicóptero voou em círculos durante 12 minutos, enquanto esperava que a autorização fosse emitida.
Após esse momento, o piloto voltou a contactar a torre de controlo para pedir apoio à navegação, para evitar outros aparelhos que pudessem estar a voar na zona. A torre respondeu que o helicóptero estava a voar demasiado baixo para que o radar pudesse dar assistência. Foi nessa altura que Ara Zobayan disse que ia subir.
Além de Kobe, morreram três raparigas adolescentes, incluindo a sua filha, Gianna, de 13 anos.