Em Lisboa, o telefone não parava. Havia que negociar com pessoas em Londres, Nova Iorque e São Francisco. O objetivo era um: garantir que a operação vinha para Portugal. “Do lado de cá, éramos todos portugueses, na parte jurídica, financeira e de assessoria”, recorda Nuno Sebastião, CEO e sócio-fundador da Feedzai, que garantiu para a sua empresa uma ronda de financiamento de 200 milhões de dólares, o que determinou a ascensão ao estatuto de unicórnio. Ou seja: a Feedzai vale hoje mais de mil milhões de dólares, uma marca que poucos alcançam. Com ADN português, é a quarta start-up a atingir este patamar. Com uma diferença das outras três: mantém sede única em Portugal. E esse foi o ponto de honra para Nuno Sebastião nesta procura de capital. “Conseguimos demonstrar que temos capacidade para fazer uma operação desta envergadura em Portugal”, salienta, com algum orgulho.
Em apenas três semanas, uma equipa de cinco pessoas montou uma das maiores operações de financiamento da área tecnológica, a qual resultou na captação de 200 milhões de dólares e na entrada de novos acionistas, entre os quais a KKR, um dos gigantes mundiais de capital de risco.