Investir em anúncios na imprensa (jornais e revistas) aumenta o efeito de uma campanha publicitária até três vezes, revela um novo estudo realizado a pedido da plataforma Newsworks do Reino Unido. Segundo a investigação, cujos resultados foram conhecidos a semana passada, uma campanha que seja acompanhada por anúncios na imprensa potencia os anúncios divulgados noutras plataformas, como o digital, a rádio e a televisão. “Lançar uma campanha sem a imprensa é como tentar fazer um bolo sem fermento”, comentou Rufus Olins, presidente da plataforma que representa a imprensa do Reino Unido.
Embora as vantagens sejam transversais a todos os setores económicos, os que mais beneficiam de campanhas de que a imprensa faz parte são os serviços financeiros (com um ganho superior a cinco vezes). O setor das viagens (três vezes) e do retalho (2,8 vezes) também são dos mais beneficiados.
O estudo envolveu a meta-análise de 500 modelos econométricos, ou seja, foi o resultado da análise de outras análises. Segundo os dados recolhidos e analisados pela consultora Benchmarketing para a Newsworks, o Retorno sobre o Investimento é aumentado 2,8 vezes quando a imprensa faz parte da campanha. Por outro lado, o estudo estima que o peso ideal da imprensa numa campanha publicitária se deve situar entre os 20 e os 31%.
Em Portugal, segundo dados da Magna Global, o mercado publicitário em 2016 deverá crescer cerca de 5%. Em 2015, segundo a mesma fonte, os investimentos publicitários em imprensa terão caído cerca de 8%.