A Tesla Motors, o fabricante de carros elétricos sediado em Palo Alto, na Califórnia, vai fabricar baterias que possibilitam o armazenamento de eletricidade em qualquer casa. O anúncio foi feito há cerca de duas semanas, pelo presidente da empresa, o multimilionário Elon Musk, que assegurou que estas baterias “poderão desligar muitos lares das redes elétricas” se forem usadas em conjunto com painéis solares.
“Toda a energia usada neste evento foi fornecida por baterias. Tudo o que estão a experimentar neste momento é luz solar armazenada”, disse Musk durante a apresentação do seu novo negócio. O sistema é simples e poderá ser revolucionário para o mercado energético. Musk quer que as casas com sistemas de captação de energia solar possam acumular toda a energia produzida durante as horas de sol, para que esta possa ser utilizada ao longo do resto do dia. Atualmente, muita da eletricidade produzida pelos painéis fotovoltaicos acaba por ser desperdiçada. Em Portugal, essa energia é vendida à EDP. Com este sistema, quem tenha painéis fotovoltaicos pode acumular a energia produzida durante o dia para a utilizar à noite. Além disso, para quem não tem painéis fotovoltaicos, as baterias poderão acumular eletricidade durante as horas em que esta é mais barata, para a utilizar nos períodos em que é mais cara. “Com as baterias poderemos recolher mais energia de fontes renováveis e acabar com o domínio dos combustíveis fósseis”, defendeu Elon Musk.
Para o mercado doméstico, a Tesla irá lançar dois modelos, um capaz de acumular 7 kw/hora e outra, mais potente, com capacidade para 10 kw/hora. O grande entrave à comercialização destes aparelhos, pelo menos no início, é o elevado preço. ?A primeira custará cerca de 3 mil euros, enquanto a mais potente poderá atingir os 3,5 mil euros.
Fazendo as contas, muitos consumidores ainda consideram que o preço das baterias é muito elevado, pois são necessários vários anos para que o investimento possa ser rentável.
No entanto, este será o preço de lançamento que poderá baixar à medida que o mercado se alargar. Alguns analistas admitem que, uns anos após o seu lançamento, as baterias poderão atingir o dobro da capacidade e custar metade do preço das atuais. Uma das razões que fez Elon Musk avançar para este novo projeto foi o investimento que a Tesla irá fazer numa gigantesca fábrica de baterias no deserto do Nevada, entre Los Angeles e Las Vegas. Desta forma, Musk não só produz as baterias para os seus carros como ainda cria uma nova necessidade de mercado para aproveitar ao máximo a capacidade de produção desta nova unidade fabril. E, quanto mais baterias forem produzidas, mais diminuirá o seu custo de produção.
Jovem milionário
Elon Musk nasceu em 1971 em Pretória, África do Sul, filho de um engenheiro e de uma modelo canadiana. Os seus pais divorciaram-se quando tinha 9 anos. Viveu uma grande parte da sua juventude com o pai, com quem desenvolveu as suas apetências pelas tecnologias. Com apenas 12 anos criou um código para um videojogo, o Blastar, o qual vendeu mais tarde por 500 euros.
Depois de completar o ensino secundário, Elon pediu a cidadania canadiana, o que lhe facilitaria o seu processo de emigração para os EUA. Formou-se em Economia e em Física pela Universidade da Pensilvânia. Em 1995, criou a Zip2, uma empresa que desenvolvia conteúdos para sites de informação. Em 1999 vendeu-a à Compaq, encaixando 300 milhões de euros e 34 milhões de ações da Compaq.
No mesmo ano desenvolve a X.com, empresa de pagamentos online. Um ano depois funde-a com a Confinity, uma sociedade que tinha um serviço para transferências de dinheiro via internet chamado PayPal. Com a fusão, Musk concentra toda a sua atenção neste serviço. Em 2002, o Paypal é vendido ao gigante e-Bay por 1,5 mil milhões de euros. Musk encaixa mais de 150 milhões com o negócio.
Nesse mesmo ano funda a SpaceX e, em 2008, assina um contrato com a NASA no valor de 1,6 mil milhões de euros para fazer doze viagens para a Estação Espacial Internacional. Entretanto cria a Tesla, uma empresa de fabrico de carros elétricos. Agora segue-se o negócio da energia ou, como o próprio diz “a Tesla não é apenas um fabricante de automóveis. É uma empresa de inovação energética”.