O ranking Brand Footprint/Kantar Worldpanel revela as 50 marcas de grande consumo que os clientes preferem, em todo mundo. Cada uma das marcas nesta lista foi escolhida, pelo menos, 500 milhões de vezes no ano passado.
O método de avaliação é complexo e resulta de uma ponderação de vários pontos atribuídos às marcas. Mede-se o alcance da marca tendo em conta o número de famílias que a compra, a população total e a frequência com que essa marca é comprada nesse ano. A Coca-Cola ficou, à semelhança de 2012, na primeira posição. Mas há outros dados curiosos do estudo:
- 1.º – A Coca-Cola continua a marca mais escolhida em todo o mundo e é a número um em oito países.
- 7% – O crescimento alcançado pela Lay’s, a maior subida no Top 10.
- 2% – O aumento médio de marcas locais no ranking, ultrapassando marcas globais que cresceram em média 1,2%.
- 94% – O contributo do crescimento rápido e dos mercados emergentes para o crescimento global no Top 50.
- 15 – O número de fabricantes bilionários, cada um ganhando mais de mil milhões de pontos alcance do consumidor por ano.
- 1.º – Coca-Cola
- 2.º – Kinder
- 3.º – Activia
- 4.º – Knorr
- 5.º – Heinz
- 6.º – Maggi
- 7.º – Barilla
- 8.º – Colgate
- 9.º – Nivea
- 10.º – Dr. Oetker