Não sei de onde veio o meu espírito empresarial, mas desde pequeno que tenho esta vontade de procurar ideias novas e de as explorar comercialmente”, diz Miguel Mascarenhas, 32 anos, enquanto recorda, com um sorriso, o seu primeiro negócio: “Quando andava na primária, comprava lotes de bolas de pinguepongue com o dinheiro da semanada, depois vendia-as uma a uma e usufruía dos lucros.”
Felipe Hessel, 31 anos, colega de turma na Escola Alemã, em Lisboa – onde Miguel andou desde o jardim de infância até ao 12.º ano -, não era cliente do amigo, mas rapidamente percebeu que, no futuro, teria um negócio por conta própria. “Ele sabia bem o que queria e tinha uma personalidade muito prática e realista. Só não era um aluno excecional porque se preocupava mais com o lado prático das coisas.” Características que Felipe, gestor de recursos humanos, associa “a um Bill Gates ou a um Steve Jobs”. A FixeAds está longe de chegar ao nível da Microsoft ou da Apple, mas agrega vários sites líderes dos classificados online, em Portugal.
O Standvirtual, especializado na compra e venda de automóveis usados, é o mais rentável, e era, também, o mais popular, até ao aparecimento da nova coqueluche da empresa gerida por Miguel Mascarenhas: o OLX, um portal de classificados onde é possível encontrar quase tudo, de peças de automóvel, a animais de estimação, passando por serviços de canalização, lingerie ou, até, emprego… O próprio CEO da FixeAds já aproveitou para vender vários telemóveis usados.
Miguel passou a gerir o OLX Portugal no ano passado, após o grupo sul-africano Naspers (detentor do OLX) se ter tornado acionista da sua empresa. O site já existia em Portugal desde 2007, mas era gerido à distância por uma equipa residente na Argentina.
“Foi a primeira vez que a Naspers permitiu que fosse uma equipa local a explorar a marca”, revela Miguel, orgulhoso. E não devem estar arrependidos. Uma das primeiras decisões do jovem luso-suíço, filho de uma professora suíça e de um médico português, seria a aposta numa campanha publicitária, lançada em setembro de 2012.
Crescer aos milhões Sob o lema “tem muito mais dinheiro arrumado em casa do que imagina”, muitos portugueses começaram a sonhar com objetos que, magicamente, se transformassem em dinheiro com um simples clique. Qual toque de Midas. O empresário não duvidava da eficácia da mensagem, mas o resultado foi surpreendente: “Começámos a sentir o efeito da campanha 48 horas depois de a termos lançado. Um mês após, já tínhamos crescido 40% ou 50 por cento.” Em agosto de 2012, as visualizações mensais rondavam os 150 milhões e os anúncios não ultrapassavam os 8 mil por dia.
Um ano mais tarde, as visualizações somam 380 milhões por mês e já chegaram a receber 25 mil anúncios em 24 horas. Para responder às novas exigências, a equipa passou de 40 pessoas para cem, no espaço de um ano, e prepara-se para ocupar mais um piso, num edifício da Av. Duque d’Ávila, em Lisboa.
NEGÓCIO – Império digital
O CEO da FixeAds, Miguel Mascarenhas, acredita que a crise deu uma ajuda ao negócio dos classificados:
“As pessoas estão mais conscientes do valor dos artigos que têm em casa e ficam mais abertas a mudarem os hábitos de consumo. Quando havia facilidade de crédito não existia esta necessidade.” Os números falam por si:
Standvirtualwww.standvirtual.com
Classificados automóveis
Visualizações diárias 5,4 milhões
Anúncios diários 1 809
Evolução das visitas 2012-2013
+ 4,55%
Imovirtual
www.imovirtual.com
Classificados imobiliários
Visualizações diárias 1,31 milhões
Anúncios diários 750
Evolução das visitas 2012-2013
+ 76,3%
Coisas
www.coisas.com
Comércio eletrónico
Visualizações diárias 900 mil
Anúncios diários 850
Evolução das visitas 2012-2013 -11%*
*O site foi reformulado, no início do ano, porque concorria com o OLX
OLX
www.olx.pt
Classificados genéricos
Visualizações diárias 12,8 milhões
Anúncios diários 18 mil
Evolução das visitas 2012-2013
+ 250%