38 imagens do projeto fotográfico português “Everyday covid” para ver aqui, no dia em que é apresentado o livro

“Everyday Covid – Diários fotográficos em estado de emergência” é definido como “um documento para memória futura”, é a materialização de um projeto que começou em março deste ano com uma página na rede social Instagram, everydaycovid, iniciada pelos fotojornalistas Gonçalo Borges Dias e Miguel A. Lopes.

A página funcionou, entre 16 de março e 13 de junho, como um diário visual. Ao longo de três meses, diariamente, iam sendo partilhadas imagens relacionadas com a pandemia da covid-19, “estruturadas em vários formatos: reportagem, documental, retrato de sociedade e diários caseiros”, captadas por jornalistas e fotojornalistas, em Portugal e em Macau.

“O isolamento, o sentido de clausura, a nova realidade das máscaras, a dinâmica dentro dos hospitais, lares, desinfeções, momentos políticos e até funerais, são alguns dos temas retratados”, lê-se no texto de apresentação do livro.

As imagens partilhadas na página de Instagram iam sendo selecionadas por um grupo de ‘oito editores’: André Dias Nobre, Angelo Lucas, Gonçalo Borges Dias, Gonçalo Delgado, João Pedro Almeida, Miguel A. Lopes, Rui Miguel Pedrosa e Rui Soares.

O grupo “reunia-se todas as noites, em videoconferência, para editar e escolher as fotografias a publicar, projetando também novas ideias para os dias seguintes”.

Este projeto foi levado a cabo por profissionais que, “na sua maioria, estão em situações de trabalho bastante precárias, espelhando bem o cenário que se vive hoje em dia no jornalismo nacional — um meio com futuro incerto e angustiante para quem faz dele profissão”.

O projeto Everyday Covid “foi levado a cabo sem qualquer incentivo financeiro, apenas motivado pela necessidade fulcral de informar e registar, para memória, a luta e as respostas dos portugueses face à pandemia, para que o futuro não esqueça”.

O livro, que é apresentado às 18:30 no Palácio Nacional da Ajuda, inclui mais de 500 fotografias de 87 fotógrafos e fotojornalistas portugueses.

“Everyday Covid – Diários fotográficos em estado de emergência”, uma edição de autor que tem “um primeiro caderno em Braille e contém um QR Code e um ‘link’ que permitem ouvir as legendas das fotografias”, pode ser comprado ‘online’, através do site www.everydaycovid.pt.

com Lusa

Assine a Revista VISÃO, em digital, por €1 e apoie o jornalismo de qualidade.

ASSINE JÁ

ASSINE JÁ!

Mais na Visão

Política

Carlos Moedas quer unir o centro direita em Lisboa. CML "é o meu sonho, não tenho outro"

Ex-comissário europeu recusa a ideia de estar a juntar “uma coleção de partidos”, mas quer unir o máximo de forças partidárias e independentes para “derrotar esta governação da cidade já quase com 14 anos”

Imobiliário

Investimento imobiliário vai voltar em força no segundo semestre

Os fundos institucionais têm milhões para investir mas estão a aguardar por um maior controlo da pandemia através da vacinação

Economia

PRR: "Ninguém tem de desistir dos projetos que não cabem" no plano

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, reconheceu hoje que nem todos os projetos apresentados tiveram cabimento no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas salientou que "ninguém tem de desistir" deles

Visão Saúde
VISÃO Saúde

Covid-19: Mais doenças podem ser prioritárias para vacinação, anunciou Comissão Técnica

Está a ser analisada a inclusão de pessoas com doenças que não tinham sido consideradas prioritárias para receberem a vacina contra a covid-19, disse o coordenador da Comissão Técnica

Sociedade

Covid-19: Conselho Nacional de Saúde recomenda desconfinamento gradual com orientações claras

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recomendou hoje que o desconfinamento no âmbito da pandemia de covid-19 seja gradual e acompanhado de orientações claras e da garantia do controlo da transmissão da infeção pelo SARS-Cov-2

Visão Saúde
VISÃO Saúde

Número de doentes em UCI está a cair mais rapidamente do que o previsto

O cenário é animador: projeções do INSA e da Faculdade de Ciências de Lisboa indicam que os números considerados seguros para o Serviço Nacional de Saúde vão chegar mais cedo. Novos dados podem ser decisivos para o plano de desconfinamento que vai ser apresentado por António Costa no dia 11

Visão Saúde
VISÃO Saúde

Covid-19: Portugal deve vacinar mais pessoas "no mais curto espaço de tempo", defende epidemiologista

A vacinação em Portugal deve abranger mais pessoas no mais curto espaço de tempo para evitar a subida das hospitalizações, se tiver de enfrentar uma nova vaga de contágios, diz Manuel Gomes

OLHO VIVO

"Carlos Moedas é um balão de oxigénio que permite a Rio ganhar tempo para se preparar noutras frentes"

A corrida às autárquicas, um ano de pandemia em Portugal e os passaportes de vacinação estiveram em análise esta semana no Olho Vivo

Visão Saúde
Descomplicar o Cancro

"Os médicos só fazem 50%": O quinto episódio da série que quer descomplicar o cancro

Neste vídeo, Marine Antunes apela a que o doente oncológico nunca se esqueça de que faz parte da cura

Sociedade

PAN obrigado a comparar animais a coisas para pressionar a libertação de 96 cães e 10 gatos para adoção

Resgatados pela GNR de maus-tratos, numa operação na Arruda dos Vinhos, os animais estão há mais de um ano e três meses apreendidos pelo Ministério Público de Vila Franca de Xira. Agora, o deputado e porta-voz do PAN, André Silva, enviou a um juiz um requerimento em que defende a aplicação “subsidiária” a animais de disposições legais “relativas às coisas”

Fotografia

Quando a meditação é arte, num areal australiano

Esta é uma sessão de meditação em grupo como parte de uma instalação de arte surrealista na praia de North Cottesloe em Perth, Austrália. A instalação humana, coordenada pelo artista Andrew Baines, tem como objetivo destacar o trabalho do Meeting for Minds, uma organização internacional que lida com saúde mental

VOLT
Volt

LG paga maioria dos custos da substituição das baterias dos elétricos da Hyundai

O custo da substituição das baterias de mais de 80 mil Hyundai elétricos deverá ser maioritariamente assumido pela LG, que fabrica as células que constituem as baterias.