O teu mal é sono!

O teu mal é sono!

Se uma tia-avó velhinha lhe deixar uma cama com mais de 100 anos em testamento, não comece logo rogar pragas. Primeiro descubra a marca. Se for Hästens, saiu-lhe a sorte grande! Esta empresa sueca com uma pequeníssima fábrica situada em Köping (lê-se Chaping), uma verdejante terra de província a 150 quilómetros de Estocolmo, fabrica camas há 170 anos. Todas feitas à mão e com materiais naturais, como crina de cavalo, lã, algodão, linho, pinho e molas de aço. Os pormenores são inúmeros – quantidade de pespontos, número de camadas de material, padrão do tecido –, mas nenhum é supérfluo, todos cumprem uma função. E o objetivo nunca é o luxo ou o design, mas fazer as melhores camas do mundo. E isso significa uma sequência inesgotável de noites bem dormidas.

Mas, porquê crina de cavalo? Ainda bem que faz essa pergunta. Hästens significa “cavalo” em sueco e isso não é por acaso. Este negócio familiar começou no início do século XIX com o fabrico de selas para cavalos. Nesse tempo, um dos testes para se ser considerado um bom artesão de selas, era fazer um colchão com crina de cavalo. À medida que o mundo foi evoluindo e a necessidade de selas diminuiu, a empresa foi adaptando os seus conhecimentos no sentido de fabricar algo que fosse essencial à vida das pessoas, como as selas haviam sido. Depressa perceberam que as camas seriam o produto perfeito. E é isso que têm andado a fabricar desde 1852.

As muitas décadas a trabalhar com crina de cavalo fizeram com que a Hästens se desse conta dos muitos benefícios deste material. A crina é oca, pelo que funciona como um tubo de ar condicionado, sugando para fora a humidade que se vai acumulando na cama (cada um de nós transpira, por noite, entre 0,5 e 1,5 litros) e puxando para dentro desta, ar fresco. Se está a pensar em alergias, esqueça. A crina é lavada com sabão neutro, fervida e esterilizada, para que não resistam quaisquer alergénios. Depois é torcida e aquecida para que ganhe uma forma de espiral. Os colchões ficam assim cheios de milhões de pequenas molas de pêlo que, para além do efeito de ar condicionado, ajudam a suportar o peso do corpo.

Sonhos perfeitos
Numa cama Hästens a temperatura é sempre perfeita. Aquela sensação de, numa noite de Inverno, entrar numa cama gelada, não existe. A cama está sempre à temperatura ambiente. Nunca se acorda a meio da noite com frio ou com calor. Para isso contribuem também a lã e o algodão, que ajudam a regular a temperatura e a humidade. Na construção entram também camadas de linho, que ajudam a libertar a eletricidade estática e impedem que as molas de aço façam barulho. Cada camada de molas está protegida, por baixo e por cima, por dois resistentes tapetes de linho. Tudo isto numa base de pinho oriundo de árvores suecas com 120 anos. Uma cama Hästens é uma cama confortável e silenciosa.

O segredo está nas camadas, que podem ir das 17, nas camas mais simples, às 34, nas mais elaboradas, como é o caso desta Hästens 2000T.

O segredo está nas camadas, que podem ir das 17, nas camas mais simples, às 34, nas mais elaboradas, como é o caso de um dos modelos de topo: a Hästens 2000T. E, no entanto, a cama mais cara e com mais camadas não é, necessariamente, a mais apropriada para todas as pessoas. A melhor cama é aquela na qual os músculos das costas relaxam mais depressa. Numa cama Hästens, se dorme de costas, o mais provável é que não precise de almofada. Se dorme de lado, o corpo vai encaixar, sem afundar, e sem fazer pressão no ombro ou na anca. Com a temperatura e o suporte ideais, como uma cama Hästens oferece, o normal é que adormeça em cinco minutos ou menos. E não vai acordar durante a noite ou, se acordar, volta a adormecer de imediato.

A arte de bem fazer
Tudo isto é conseguido com trabalho artesanal. O corte dos tecidos, a disposição de camadas, o posicionamento das molas, a colocação das borlas que atravessam os colchões de um lado ao outro, os pespontos laterais que os impedem de perder a forma. Tudo feito à mão. O fabrico dos dois modelos mais exclusivos, o Vividus e o Grand Vividus, demora entre 350 a 600 horas, respetivamente. É impressionante ver o cuidado, calma e tranquilidade com que a crina de cavalo é laboriosamente espalhada em cima de uma camada de algodão e lã por dois ou três experientes pares de mãos. A energia e a intenção que se põe no trabalho também conta. Pelo menos, a Hästens acredita que sim. Por isso há um cuidado para que os artesãos estejam sempre tranquilos, felizes e bem-dispostos. Essas emoções passam para os materiais naturais. É um pouco como fazer um bolo para a família com amor e dedicação ou às três pancadas, num estado de stress e irritação.

Mas voltemos às camas. Como tudo é feito à mão, tudo pode ser encomendado. Tamanhos, cores, conjugações. Há mais de 20 mil combinações possíveis. E depois há os pedidos especiais: camas redondas, em semi-círculo, em forma de grand piano. A fábrica já fez de tudo. Um dos pedidos mais comuns é pequenas camas para amigos de quatro patas.

Uma cama Hästens é um investimento
E porque podemos sempre contar com um nórdico para dizer as coisas tal como elas são, a Hästens é peremptória: uma cama feita desta forma não pode ser barata. O modelo mais simples, Excel, com as suas 17 camadas, custa em torno dos 6 mil euros, dependendo do tamanho. Já o Grand Vividus, uma colaboração com o designer Ferris Rafauli, com as suas 34 camadas, 622 quilos e 600 horas de trabalho, mais acabamentos em pele, nubuck e pele de raia, custa 450 mil euros e tem nove meses de lista de espera. A primeira foi vendida ao famoso rapper canadiano Drake.

O modelo Grand Vividus, uma colaboração com o designer Ferris Rafauli, com as suas 34 camadas, 622 quilos e 600 horas de trabalho, mais acabamentos em pele, nubuck e pele de raia, custa 450 mil euros e tem nove meses de lista de espera.

Mesmo que Drake não seja o seu nome do meio, lembre-se que passa um terço da vida a dormir e que, por isso, vale a pena investir numa cama perfeita. O maior desafio será, talvez, escolher a mais indicada, mas a marca pensou nisso. Na loja ajudam-no a encontrar a que melhor se adequa à posição em que costuma dormir. Pode ir lá e experimentar todas e explicar-lhe-ão os méritos e especificidades de cada uma. Não se acanhe, vá mais do que uma vez. Deite-se e durma uma sesta (sim, é permitido!). O recorde pertence a um homem em Inglaterra que visitou uma loja Hästens 24 vezes (e por lá dormiu diversas sestas) até se decidir pela cama que preferia. Valeu a pena. Consta que ficou satisfeito.

Para além disso, caro é um conceito subjetivo. Basta trocar o sobrecolchão a cada 10 anos, e não só tem uma cama para a vida, como ainda a poderá deixar aos netos (ou aos sobrinhos-netos). Da última vez que a Hästens andou à procura das suas camas, descobriu uma fabricada em 1907 que ainda está a ser usada. Quanto tempo dura, então, uma cama Hästens? Ninguém sabe responder.

Tecido aos quadradinhos

O nome Hästens talvez não lhe dissesse muito, mas certamente que já tinha visto o famoso padrão xadrez azul e branco. O golpe de marketing lançado em 1978 não é só uma questão de imagem de marca. Os quadrados servem de template para os artesãos saberem onde cortar e onde fazerem os pespontos, e é uma forma rápida de ver se o tecido está direito.

A (quase) insustentável leveza do sono

Se comprar uma cama Hästens as suas costas vão agradecer-lhe. Já as dos homens das entregas, nem por isso. Uma cama Hästens 2000T, com a suas 34 camadas, consiste em 36,7 quilos de pinho, 118,6 quilos de aço e 47,8 quilos de fibras naturais. Um total de 203,1 quilos.

Hästens Sleep Spa em Coimbra

Este hotel é o único no mundo com o conceito Hästens Sleep Spa. Tem quinze quartos, com vista sobre o Mondego ou o jardim do hotel, e, claro, todas as camas, almofadas, edredões e roupa de cama são da Hästens. No final da sua estadia estará rejuvenescido e retemperado. E com vontade de comprar uma cama nova (wink wink).

Lojas Hästens em Portugal

Avenida Valbom, 19, 2750-508 Cascais
Rua de São Bernardo, 43 B, 1200-824 Lisboa
Avenida da Boavista, 3315, 4150-353 Porto

Mais na Visão

Mais Notícias

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Charles-Philippe d’Orléans com a mulher e a filha num programa familiar no ténis

Charles-Philippe d’Orléans com a mulher e a filha num programa familiar no ténis

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Como ajudar um amigo com cancro?

Como ajudar um amigo com cancro?

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Mobi.E e Atlante assinam acordo para carregamento de carros elétricos

Mobi.E e Atlante assinam acordo para carregamento de carros elétricos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Georgina e Cristiano Ronaldo apaixonados na praia

Georgina e Cristiano Ronaldo apaixonados na praia

Operação Montana: PJ ajuda a prender 20 pessoas de uma rede criminosa internacional que se dedicava ao tráfico de droga e tinha membros portugueses

Operação Montana: PJ ajuda a prender 20 pessoas de uma rede criminosa internacional que se dedicava ao tráfico de droga e tinha membros portugueses

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

"The Jinx-Parte 2": Novos enigmas no regresso da série documental

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Mulheres no mercado de trabalho: Tramadas por serem mães

Mulheres no mercado de trabalho: Tramadas por serem mães

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

6 ténis de running competentes

6 ténis de running competentes

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Receita de Crepes com curd de limão, por Mafalda Agante

Receita de Crepes com curd de limão, por Mafalda Agante

O romântico vestido de noiva de Dânia Neto

O romântico vestido de noiva de Dânia Neto

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

"Quis Saber Quem Sou": Um coro de intervenção para ouvir em Lisboa

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites