O teu mal é sono!

O teu mal é sono!

Se uma tia-avó velhinha lhe deixar uma cama com mais de 100 anos em testamento, não comece logo rogar pragas. Primeiro descubra a marca. Se for Hästens, saiu-lhe a sorte grande! Esta empresa sueca com uma pequeníssima fábrica situada em Köping (lê-se Chaping), uma verdejante terra de província a 150 quilómetros de Estocolmo, fabrica camas há 170 anos. Todas feitas à mão e com materiais naturais, como crina de cavalo, lã, algodão, linho, pinho e molas de aço. Os pormenores são inúmeros – quantidade de pespontos, número de camadas de material, padrão do tecido –, mas nenhum é supérfluo, todos cumprem uma função. E o objetivo nunca é o luxo ou o design, mas fazer as melhores camas do mundo. E isso significa uma sequência inesgotável de noites bem dormidas.

Mas, porquê crina de cavalo? Ainda bem que faz essa pergunta. Hästens significa “cavalo” em sueco e isso não é por acaso. Este negócio familiar começou no início do século XIX com o fabrico de selas para cavalos. Nesse tempo, um dos testes para se ser considerado um bom artesão de selas, era fazer um colchão com crina de cavalo. À medida que o mundo foi evoluindo e a necessidade de selas diminuiu, a empresa foi adaptando os seus conhecimentos no sentido de fabricar algo que fosse essencial à vida das pessoas, como as selas haviam sido. Depressa perceberam que as camas seriam o produto perfeito. E é isso que têm andado a fabricar desde 1852.

As muitas décadas a trabalhar com crina de cavalo fizeram com que a Hästens se desse conta dos muitos benefícios deste material. A crina é oca, pelo que funciona como um tubo de ar condicionado, sugando para fora a humidade que se vai acumulando na cama (cada um de nós transpira, por noite, entre 0,5 e 1,5 litros) e puxando para dentro desta, ar fresco. Se está a pensar em alergias, esqueça. A crina é lavada com sabão neutro, fervida e esterilizada, para que não resistam quaisquer alergénios. Depois é torcida e aquecida para que ganhe uma forma de espiral. Os colchões ficam assim cheios de milhões de pequenas molas de pêlo que, para além do efeito de ar condicionado, ajudam a suportar o peso do corpo.

Sonhos perfeitos
Numa cama Hästens a temperatura é sempre perfeita. Aquela sensação de, numa noite de Inverno, entrar numa cama gelada, não existe. A cama está sempre à temperatura ambiente. Nunca se acorda a meio da noite com frio ou com calor. Para isso contribuem também a lã e o algodão, que ajudam a regular a temperatura e a humidade. Na construção entram também camadas de linho, que ajudam a libertar a eletricidade estática e impedem que as molas de aço façam barulho. Cada camada de molas está protegida, por baixo e por cima, por dois resistentes tapetes de linho. Tudo isto numa base de pinho oriundo de árvores suecas com 120 anos. Uma cama Hästens é uma cama confortável e silenciosa.

O segredo está nas camadas, que podem ir das 17, nas camas mais simples, às 34, nas mais elaboradas, como é o caso desta Hästens 2000T.

O segredo está nas camadas, que podem ir das 17, nas camas mais simples, às 34, nas mais elaboradas, como é o caso de um dos modelos de topo: a Hästens 2000T. E, no entanto, a cama mais cara e com mais camadas não é, necessariamente, a mais apropriada para todas as pessoas. A melhor cama é aquela na qual os músculos das costas relaxam mais depressa. Numa cama Hästens, se dorme de costas, o mais provável é que não precise de almofada. Se dorme de lado, o corpo vai encaixar, sem afundar, e sem fazer pressão no ombro ou na anca. Com a temperatura e o suporte ideais, como uma cama Hästens oferece, o normal é que adormeça em cinco minutos ou menos. E não vai acordar durante a noite ou, se acordar, volta a adormecer de imediato.

A arte de bem fazer
Tudo isto é conseguido com trabalho artesanal. O corte dos tecidos, a disposição de camadas, o posicionamento das molas, a colocação das borlas que atravessam os colchões de um lado ao outro, os pespontos laterais que os impedem de perder a forma. Tudo feito à mão. O fabrico dos dois modelos mais exclusivos, o Vividus e o Grand Vividus, demora entre 350 a 600 horas, respetivamente. É impressionante ver o cuidado, calma e tranquilidade com que a crina de cavalo é laboriosamente espalhada em cima de uma camada de algodão e lã por dois ou três experientes pares de mãos. A energia e a intenção que se põe no trabalho também conta. Pelo menos, a Hästens acredita que sim. Por isso há um cuidado para que os artesãos estejam sempre tranquilos, felizes e bem-dispostos. Essas emoções passam para os materiais naturais. É um pouco como fazer um bolo para a família com amor e dedicação ou às três pancadas, num estado de stress e irritação.

Mas voltemos às camas. Como tudo é feito à mão, tudo pode ser encomendado. Tamanhos, cores, conjugações. Há mais de 20 mil combinações possíveis. E depois há os pedidos especiais: camas redondas, em semi-círculo, em forma de grand piano. A fábrica já fez de tudo. Um dos pedidos mais comuns é pequenas camas para amigos de quatro patas.

Uma cama Hästens é um investimento
E porque podemos sempre contar com um nórdico para dizer as coisas tal como elas são, a Hästens é peremptória: uma cama feita desta forma não pode ser barata. O modelo mais simples, Excel, com as suas 17 camadas, custa em torno dos 6 mil euros, dependendo do tamanho. Já o Grand Vividus, uma colaboração com o designer Ferris Rafauli, com as suas 34 camadas, 622 quilos e 600 horas de trabalho, mais acabamentos em pele, nubuck e pele de raia, custa 450 mil euros e tem nove meses de lista de espera. A primeira foi vendida ao famoso rapper canadiano Drake.

O modelo Grand Vividus, uma colaboração com o designer Ferris Rafauli, com as suas 34 camadas, 622 quilos e 600 horas de trabalho, mais acabamentos em pele, nubuck e pele de raia, custa 450 mil euros e tem nove meses de lista de espera.

Mesmo que Drake não seja o seu nome do meio, lembre-se que passa um terço da vida a dormir e que, por isso, vale a pena investir numa cama perfeita. O maior desafio será, talvez, escolher a mais indicada, mas a marca pensou nisso. Na loja ajudam-no a encontrar a que melhor se adequa à posição em que costuma dormir. Pode ir lá e experimentar todas e explicar-lhe-ão os méritos e especificidades de cada uma. Não se acanhe, vá mais do que uma vez. Deite-se e durma uma sesta (sim, é permitido!). O recorde pertence a um homem em Inglaterra que visitou uma loja Hästens 24 vezes (e por lá dormiu diversas sestas) até se decidir pela cama que preferia. Valeu a pena. Consta que ficou satisfeito.

Para além disso, caro é um conceito subjetivo. Basta trocar o sobrecolchão a cada 10 anos, e não só tem uma cama para a vida, como ainda a poderá deixar aos netos (ou aos sobrinhos-netos). Da última vez que a Hästens andou à procura das suas camas, descobriu uma fabricada em 1907 que ainda está a ser usada. Quanto tempo dura, então, uma cama Hästens? Ninguém sabe responder.

Tecido aos quadradinhos

O nome Hästens talvez não lhe dissesse muito, mas certamente que já tinha visto o famoso padrão xadrez azul e branco. O golpe de marketing lançado em 1978 não é só uma questão de imagem de marca. Os quadrados servem de template para os artesãos saberem onde cortar e onde fazerem os pespontos, e é uma forma rápida de ver se o tecido está direito.

A (quase) insustentável leveza do sono

Se comprar uma cama Hästens as suas costas vão agradecer-lhe. Já as dos homens das entregas, nem por isso. Uma cama Hästens 2000T, com a suas 34 camadas, consiste em 36,7 quilos de pinho, 118,6 quilos de aço e 47,8 quilos de fibras naturais. Um total de 203,1 quilos.

Hästens Sleep Spa em Coimbra

Este hotel é o único no mundo com o conceito Hästens Sleep Spa. Tem quinze quartos, com vista sobre o Mondego ou o jardim do hotel, e, claro, todas as camas, almofadas, edredões e roupa de cama são da Hästens. No final da sua estadia estará rejuvenescido e retemperado. E com vontade de comprar uma cama nova (wink wink).

Lojas Hästens em Portugal

Avenida Valbom, 19, 2750-508 Cascais
Rua de São Bernardo, 43 B, 1200-824 Lisboa
Avenida da Boavista, 3315, 4150-353 Porto

CAPA DA EDIÇÃO

Mais na Visão

Mais Notícias

Mulheres com estilo reunidas na apresentação de nova coleção de moda

Mulheres com estilo reunidas na apresentação de nova coleção de moda

Desencontro de irmãos

Desencontro de irmãos

Em “Sangue Oculto”: Vanda acusa Teresa de a ter espancado

Em “Sangue Oculto”: Vanda acusa Teresa de a ter espancado

PS contra referendo sobre eutanásia e acusa PSD de estar condicionado pela extrema-direita

PS contra referendo sobre eutanásia e acusa PSD de estar condicionado pela extrema-direita

Ministro da Economia diz que aposta no turismo pode minimizar impacto da recessão

Ministro da Economia diz que aposta no turismo pode minimizar impacto da recessão

Ofereça beleza este Natal

Ofereça beleza este Natal

VOLT Live: Reparação de baterias em carros elétricos

VOLT Live: Reparação de baterias em carros elétricos

Portugal faz bem: matéria natural

Portugal faz bem: matéria natural

Famosas juntam-se no lançamento da “Joyful Holiday”, a nova coleção da Kiko Milano que promete alegrar esta época festiva

Famosas juntam-se no lançamento da “Joyful Holiday”, a nova coleção da Kiko Milano que promete alegrar esta época festiva

VOLT Live: a nova Smart e as notícias da semana

VOLT Live: a nova Smart e as notícias da semana

Decskill chega aos 500 consultores

Decskill chega aos 500 consultores

Clara de Sousa confeciona deliciosos bolos de azeite. Veja a receita!

Clara de Sousa confeciona deliciosos bolos de azeite. Veja a receita!

Natal: Presentes essenciais

Natal: Presentes essenciais

Está com Covid-19? Saiba o que fazer de acordo com as novas regras

Está com Covid-19? Saiba o que fazer de acordo com as novas regras

Pastelaria Versailles: 100 anos de histórias, sabores e algumas novidades

Pastelaria Versailles: 100 anos de histórias, sabores e algumas novidades

Maria Barros tem as mesas e os looks de festa mais bonitos

Maria Barros tem as mesas e os looks de festa mais bonitos

Os tweeds da Chanel e as versões a preços acessíveis

Os tweeds da Chanel e as versões a preços acessíveis

Ligações felizes em Barcelona

Ligações felizes em Barcelona

Passatempos: vê o que podes ganhar este mês!

Passatempos: vê o que podes ganhar este mês!

O que as unhas revelam sobre a nossa saúde

O que as unhas revelam sobre a nossa saúde

JL 1360

JL 1360

VOLT Live: a nova Smart e as notícias da semana

VOLT Live: a nova Smart e as notícias da semana

“O Trio em Mi Bemol”: Mozart, Siza e Rohmer num filme sobre os pequenos prazeres da vida

“O Trio em Mi Bemol”: Mozart, Siza e Rohmer num filme sobre os pequenos prazeres da vida

Dolores Aveiro já está no Qatar e é surpreendida com algo inédito!

Dolores Aveiro já está no Qatar e é surpreendida com algo inédito!

Força Aérea dos EUA apresenta bombardeiro B-21, o avião militar mais avançado de sempre

Força Aérea dos EUA apresenta bombardeiro B-21, o avião militar mais avançado de sempre

Vem aí o fim do ‘modo de voo’?

Vem aí o fim do ‘modo de voo’?

O Gosto dos Outros: Angélica Salvi

O Gosto dos Outros: Angélica Salvi

JL 1361

JL 1361

Recorde os visuais de Kate durante a viagem aos Estados Unidos

Recorde os visuais de Kate durante a viagem aos Estados Unidos

Núria Madruga foi mãe pela quarta vez

Núria Madruga foi mãe pela quarta vez

As maiores fortunas de Portugal na capa da EXAME de Dezembro

As maiores fortunas de Portugal na capa da EXAME de Dezembro

Mais de 50% dos episódios na urgência geral e pediátrica do Amadora-Sintra pouco ou não urgentes

Mais de 50% dos episódios na urgência geral e pediátrica do Amadora-Sintra pouco ou não urgentes

O centenário de Saramago

O centenário de Saramago

Inundações em Faro bloqueram estradas e impediram abertura de lojas e escolas

Inundações em Faro bloqueram estradas e impediram abertura de lojas e escolas

Diana Pereira: “Vivo este amor de forma mais consciente e madura”

Diana Pereira: “Vivo este amor de forma mais consciente e madura”

A reorganização do enoturismo

A reorganização do enoturismo

Trienal de Arquitetura de Lisboa encerra hoje mas há exposições que continuam

Trienal de Arquitetura de Lisboa encerra hoje mas há exposições que continuam

VISÃO Júnior, uma prenda de Natal original

VISÃO Júnior, uma prenda de Natal original

Afluência à Urgência Pediátrica do Hospital de Santarém quatro vezes superior à de há um ano

Afluência à Urgência Pediátrica do Hospital de Santarém quatro vezes superior à de há um ano

Eco-Rally de Lisboa: os elétricos passaram pela capital

Eco-Rally de Lisboa: os elétricos passaram pela capital

Agenda pais e filhos para dezembro

Agenda pais e filhos para dezembro

Mercado imobiliário: o que se espera para 2023

Mercado imobiliário: o que se espera para 2023