Superalimentos com pernas

– Ó filho, não te enchas de besouros, olha que depois não jantas! A avó está a chegar e fez folhadinhos de salsicha e bacalhau com natas.

– Salsicha?! Bacalhau?! Belherc, que nojo! Comam vocês essas porcarias que eu prefiro os meus insetos.

Eis uma conversa que ainda não aconteceu, mas que está para acontecer. Ah, pois é, que esta estranha bola onde vivemos não pára de girar e um dia, sem sabermos como, está tudo diferente. Neste caso, “diferente” quer dizer que qualquer dia vamos estar todos a comer insetos. Sim, é isso mesmo. Vá, não faça essa cara… Espere lá, não vire a página. Volte aqui, se faz favor! Leia até ao fim. Ninguém o vai obrigar a comer nada que não queira. Mas olhe que experimentar coisas novas ajuda a manter o cérebro jovem.

Os insetos constituem uma fonte proteica sustentável, são ricos em fibra, ácidos gordos essenciais, minerais como cobre, ferro, magnésio, manganésio, fósforo, selénio e zinco, e vitaminas do complexo B como riboflavina, biotina e ácido pantoténico. Sustentável quer dizer que a produção de insetos tem menor impacto ambiental devido à menor pegada hídrica, menor emissão de gases com efeito de estufa, menor consumo de ração e menor exigência de solo fértil. Portanto, não torça o nariz porque isto é mesmo o futuro. E sabe quem é que está sintonizado com o futuro? O Continente, que é o primeiro hipermercado nacional a comercializar produtos à base de insetos.

Produzidos em Matosinhos pela marca Portugal Bugs, estes produtos incluem barras proteicas Mealworm Bites – com sabor a chocolate e amêndoa, figo e laranja, maçã e canela, e manteiga de amendoim e mel –, snacks Tasty Mealworms – insetos desidratados temperados com pimenta cayenne ou sal marinho, bons para comer à mão ou adicionar a saladas, sopas e massas – e farinha feita 100% a partir de Tenebrio, ótima para enriquecer receitas de pão, bolachas, bolos, panquecas ou batidos. Por isso, da próxima vez que estiver nas compras, aproveite e coloque no carrinho uns Tenebrio molitor. E olhe que a adesão tem sido mais que muita: em algumas lojas Continente venderam-se num mês as unidades que a marca previa vender em três. Qualquer semelhança com a palavra “tenebroso” é pura coincidência, prometemos.

O que é um Tenebrio?
A larva-da-farinha, é a larva de um besouro com o nome científico Tenebrio molitor que, como o nome indica, se alimenta de cereais armazenados. É durante a fase larvar que estes bichinhos são transformados em alimento para os seres humanos, sendo desidratados e temperados ou moídos e transformados em farinha.

Gostou? Então, não guarde para si…
As vendas em loja destes produtos à base de insetos foram uma aposta do Continente Food Lab, um projeto que divulga produtos alimentares inovadores, alinhados com as tendências do futuro da alimentação. Mas os produtos só se mantêm à venda se o feedback dos consumidores for positivo, ou seja, se gostou é importante que dê o seu feedback na Comunidade Continente Labs ou arrisca-se a que, para a próxima, insetos, nem cheirá-los. Para já, use o QR Code para nos dizer o que acha de incluir insetos na sua alimentação e que produtos se atreveria a comer.

Até 28 de novembro, usufrua de descontos fantásticos nas suas revistas favoritas. Aproveite já esta promoção com descontos até 67%. 

A campanha BLACK FRIDAY já começou

Assinar agora

CAPA DA EDIÇÃO