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Quer emagrecer? Pode ser tão simples quanto beber água

Sociedade

Farta-se de fazer exercício físico e dietas malucas mas não vê nenhum resultado? Experimente beber água, é uma maneira muito mais simples de perder peso

Substituir os sumos e refrigerantes por água é uma das coisas a fazer quando se quer ter uma vida saudável. Mas sabia que beber água também o ajuda a perder peso? Segundo um estudo, consegue afetar a nossa percepção da fome.

Investigadores da Wageningen University, na Holanda, observaram como diferentes quantidades de água interagem com o cérebro. Para realizarem o estudo, apresentado esta semana na Society for the Study of Ingestive Behavior, analisaram 19 homens saudáveis e deram-lhes uma refeição em forma de batido. De seguida, alguns beberam 50ml de água e outros 350ml e fizeram uma ressonância magnética para os investigadores conseguirem perceber como é que os líquidos afetaram o estômago e o cérebro.

Os que beberam mais água ficaram com menos fome e sentiram-se mais “cheios” do que os beberam apenas 50ml. Além disso, a atividade cerebral destes indivíduos aumentou.

Este não é o primeiro estudo que descobre ligações deste género, outros estudaram as consequências de beber água antes das refeições.

Em 2015, um pequeno estudo da Universidade de Birmingham descobriu que, em média, as pessoas que bebem água três minutos antes das refeições diárias conseguiam perder entre 2 a 4kg ao longo de três meses. Para esse estudo, os investigadores estudaram 84 pessoas – 54 mulheres e 30 homens – com a idade média de 56 anos. Cerca de metade dos participantes do estudo beberam meio litro de água mineral 30 minutos antes de, pelo menos, uma refeição diária. Alguns acabaram por beber água antes de todas as refeições e outros apenas em apenas uma ou duas. Para se certificarem de que os participantes estavam a seguir o plano, os investigadores realizaram questionários periodicamente e monitorizaram a sua urina para ver que quantidade de água é que estavam, de facto, a consumir.

A outra metade dos participantes não bebeu nada antes das refeições e foi incentivada a imaginar como se estivessem sempre “cheios”.

No geral, os dois grupos perderem algum peso – entre 1 a 5 kg – ao longo do estudo. Contudo, as pessoas que beberam água antes das refeições perderam cerca de 1.2kg a mais do que os que não o fizeram.

Os investigadores do estudo de Birmingham tentaram perceber quais os fatores que contribuirão para a perda de peso, incluindo a atividade física dos participantes e quantas calorias consumiam em cada refeição. No entanto, não notaram grandes diferenças entre os dois grupos em termos de exercício, aliás, o grupo que não estava a beber água, em média, exercitava um pouco mais que o outro grupo.

Por isso, o que contribuiu para a perda de peso não foi o exercício físico, nem as mudanças na alimentação, visto que os participantes receberam dicas nutricionais mas foram instruídos a comer o que quisessem. Mesmo assim, o grupo que bebia água antes das refeições consumiu menos calorias em cada refeição do que o grupo que não bebeu.

Segundo os investigadores, beber água enche o seu estômago e fá-lo sentir mais “cheio” e com menos fome. Os investigadores da Wageningen University chegaram à mesma conclusão.

É indiferente que beba água antes ou durante as refeições, em ambos os casos ela terá o mesmo efeito.