Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Emagrecer: 6 mitos que deve esquecer

Sociedade

Dietas há muitas e... mitos também. Boca fechada e nada de água às refeições são dois dos mais enraizados. Mas há mais

Luísa Oliveira

Luísa Oliveira

Artigo publicado na VISÃO 1201 de 10 de março

Jornalista

MITO Nº 1

CONTAR AS CALORIAS É A MELHOR MANEIRA DE PERDER PESO

Limitar a dieta à contagem de calorias é uma enorme simplificação. Os alimentos são muito mais do que isso. O mesmo número de calorias pode atuar de forma completamente diferente no nosso organismo. Deve-se antes basear a alimentação em produtos ricos em nutrientes (vitaminas, minerais e antioxidantes) de forma a controlar a fome e todos os órgãos funcionarem melhor.

MITO Nº 2

VOU FECHAR A BOCA. É A ÚNICA MANEIRA DE EMAGRECER

Se fechar a boca e diminuir drasticamente a ingestão de alimentos, o metabolismo acaba por se adaptar e gastar menos, indo com menor frequência às reservas de gordura. A redução deve ser sempre gradual e adaptada às necessidades de cada um - só assim se perde peso de forma consistente.

MITO Nº 3

NÃO BEBO ÁGUA ÀS REFEIÇÕES. ENGORDA!

A água, porque é vazia em calorias, não engorda, seja a que horas for. Mas, de facto, não se deve ultrapassar um copo por refeição. É que o estômago funciona como um balão e quando se beber muito ele dilata. Logo, da próxima vez que se sentar a comer vai precisar de mais quantidade para se sentir saciado.

MITO Nº 4

VOU FAZER A DIETA DA MINHA AMIGA. RESULTOU TÃO BEM COM ELA...

Se resultou tão bem com ela, então o melhor é procurar o conselho de um profissional e saber qual o plano alimentar que mais se adequa aos seus próprios gostos e estilo de vida. Até porque não convém perder oportunidades - a primeira alteração que fazemos ao nosso metabolismo é a que tem melhores resultados.

MITO Nº 5

BATATAS? NEM PENSAR, ENGORDAM!

As batatas, quando comidas com moderação e sem molhos por cima, podem estar inseridas numa dieta. Como os limões, elas tornam-se alcalinas quando são ingeridas. E são ricas em potássio e cálcio. Não dá para comê-las a todas as refeições, mas quanto mais se variar, melhor (há as roxas, azuis, doces...) Mas atenção: como têm índice glicémico alto, não devem ser comidas com o estômago vazio.

MITO Nº 6

BEBO MUITA ÁGUA AO LONGO DO DIA PARA NÃO TER FOME

Deve beber-se muita água, sim, mas porque se não o fizermos vamos estar mais cansados. Além disso, também se perde mais gordura acumulada se estivermos hidratados. Note-se que, quando bebemos álcool, o nosso sistema para e só volta a trabalhar e a ir buscar gordura no momento em que nos hidratamos.

Não perca o especial "As armadilhas das dietas da moda" na VISÃO desta semana

DISPONÍVEL TAMBÉM EM:

iPad

Edição digital