Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Esta é a fotografia vencedora do World Press Photo 2019

World Press Photo

Menina a chorar na fronteira

John Moore, Estados Unidos, Getty Images

John Moore venceu a 62ª Edição do World Press Photo com a fotografia "Menina a Chorar na Fronteira". A exposição chega a Portugal, com a VISÃO, em parceria com a Fundação Galp, ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no Príncipe Real, a partir de dia 27, com muitas photo talks e rallies fotográficos

A pequena hondurenha Yanela Sanzhez chora enquanto, juntamente com a mãe, Sandra Sanchez, fica sob custódia dos EUA, depois de tentar atravessar a fronteira do México. A imagem, distinguida como a Foto do Ano, foi captada a 12 de junho por John Moore, ao serviço da Getty Images.

Além do prémio principal, atribuído à fotografia do ano, foram ainda conhecidos os vencedores, e as respetivas imagens, das várias categorias a concurso:

HISTÓRIA DO ANO:

A caravana de migrantes

A caravana de migrantes

Pieter Ten Hoopen, Holanda/Suécia, Agence Vu/Civilian Act

TEMAS CONTEMPORÂNEOS:

As cubanitas

As cubanitas

Diana Markosian, Magnum Photos

AMBIENTE:

Os bravos

Os bravos

Brent Stirton, Getty Images

NOTÍCIAS:

O desaparecimento de Jamal Kashoggi

O desaparecimento de Jamal Kashoggi

Chris McGrath, Getty Images

PROJETOS DE LONGO PRAZO:

Chamam-nos de Casa

Chamam-nos de Casa

Sarah Blesener

NATUREZA:

Instinto de sobrevivência

Instinto de sobrevivência

Bence Máté

RETRATOS:

Moda de Dakar

Moda de Dakar

Finbarr O'Reilly

DESPORTO:

Boxe em Katanga

Boxe em Katanga

John T.Pedersen

SPOT NEWS:

Menina a chorar na fronteira

Menina a chorar na fronteira

John Moore, Getty Images

Para ver as fotos vencedoras em cada categoria mas no formato "histórias", consulte a página oficial do World Press Photo.

World Press Photo em Portugal com a VISÃO

Mais uma vez, a mais prestigiada newsmagazine do País, que tem a fotografia no seu ADN, traz à capital a maior exposição de fotojornalismo do mundo: o World Press Photo. A edição de 2019 inaugura no dia 27 de abril e chega em parceria com a Fundação Galp a um espaço no centro da cidade: o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no Príncipe Real.

A exposição, que tem também o apoio da Universidade de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa, vai ocupar um edifício emblemático: o Real Picadeiro do antigo Colégio dos Nobres, um espaço do século XVIII, com os seus tetos de madeira de duplo perfil, que só por si merece uma visita, tal como as restantes exposições do Museu e o Jardim Botânico, ali mesmo ao lado. Um programa ideal para toda a família.

A GALP, patrocinador principal do evento, terá também uma exposição de um projeto de fotojornalismo feito em parceria com a VISÃO e seis talentosos fotógrafos que trarão trabalhos de seis regiões diferentes do planeta: Portugal Continental, Açores, Espanha, Brasil, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Sob o mote "O Mar Que nos Une", estarão em exibição fotografias que trazem para o debate o tema da proteção e sustentabilidade dos oceanos e da sua relação com as comuniades locais.

Saiba mais sobre o WPP aqui

Saiba mais sobre a exposição em Portugal aqui

Adira ao evento no Facebook aqui